Em reuniões com Prefeita, secretários e Deputado Estadual, vereadores buscam ações para a contenção da pandemia do Covid-19 em Cáceres

por imprensa — publicado 07/01/2021 13h45, última modificação 07/01/2021 13h41

Ao longo desta primeira semana de mandato, o Presidente Domingos Oliveira e os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres têm se mobilizado junto a outros agentes públicos para buscar medidas e ações de enfrentamento ao Covid-19, cuja taxa de infecção tem crescido nas últimas semanas.

Em reunião na noite de segunda-feira (4), no Plenário da Câmara Municipal de Cáceres, os vereadores expuseram à Prefeita Eliene Liberato e aos Secretários do Município sugestões, ideias e reivindicações para o controle da pandemia na cidade.

A vereadora Mazéh Silva enfatizou a importância de distribuição de álcool em gel nos bairros carentes, além da necessidade de atender a população residente nas áreas mais distantes. O vereador Leandro Santos sugeriu adotar medidas para diminuir a circulação de pessoas e divulgar, através de mídias e redes sociais, medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus.

O Vereador Franco Valério defendeu e mencionou a importância da testagem em massa da população, enfatizando que os dados são de fundamental importância para efetuar o controle da disseminação. A vereadora Valdeniria, que perdeu muitos amigos para o Covid-19, concordou com a necessidade de ações para conter a pandemia mas afirmou que outros atendimentos e necessidades básicas da saúde estão sendo deixados de lado.

O vereador Rubens Macedo informou que o município deve voltar a dar prioridade para as fiscalizações, tendo em vista que o conjunto destas medidas trará resultados. O vereador Francisco “Manga Rosa” mencionou a importância da Harmonia entre os poderes para que isso seja possível. O vereador Leandro Santos questionou a Prefeita sobre a possibilidade de aumentar o horário de atendimento nos Postos de Saúde da Família (PSF) do Município. Sugeriu, ainda, o rodízio de veículos na cidade, buscando diminuir o fluxo de pessoas.

O Vice-Prefeito Dr. Odenilson mencionou que a saúde de Cáceres está desestruturada e que é necessário elaborar um plano para melhorar os atendimentos da população com urgência, antes de colapsar o sistema de saúde. O vereador Flávio Negação sugeriu buscar parceria com o Exército Brasileiro, como por exemplo construindo um Hospital de Campanha. Sugeriu, ainda, a aquisição de um equipamento de última geração, capaz de testar o paciente de maneira eficiente em duas horas.

O Vice-Presidente da Câmara, vereador Isaías Bezerra, reforçou a necessidade de não esquecer das zonas rurais. O vereador Cèzare Pastorello afirmou a importância da videoconferência e das medidas adotadas para haver participação remota. Na oportunidade, mencionou que não há uma medida completamente eficaz por si só, mas que o conjunto de algumas medidas pode trazer excelentes resultados.

Pastorello debateu que o rodízio de carros pode ocasionar o aumento de aglomeração das pessoas. Sobre os testes rápidos, informou que Cáceres tem capacidade de fazer 90 testes de Covid por hora, e que necessita apenas da aquisição de insumos para poder atender essa demanda.

O vereador Marcos Ribeiro solicitou informações quanto aos testes vencidos que não foram usados pela Prefeitura. A Prefeita Eliene comunicou que buscará revisar todos os apontamentos expostos na reunião, e convidou os vereadores para participar das reuniões na Prefeitura com os secretários municipais, todas as segundas feiras de 09h a 12h. O Presidente Domingos reforçou a importância do bom relacionamento dos vereadores com os secretários e também se colocou à disposição do Executivo para fazer um trabalho independente, mas harmônico.

Na quarta-feira (6), os vereadores visitaram o Hospital Regional e o Hospital São Luiz para avaliar a situação dos locais e suas necessidades. O primeiro está sem vagas de UTI de Covid, e o segundo vive grave situação financeira. Finalmente, os parlamentares se reuniram com o Secretário de Assuntos Estratégicos, Claudio Henrique Donatoni, e posteriormente com o Deputado Estadual Romoaldo Júnior para relatar os desafios enfrentados pela Saúde municipal. Ao deputado, solicitaram um encontro com a Secretaria de Saúde do Estado nesta quinta-feira (7), em Cuiabá.