13°ENGITEC: Câmara de Cáceres participa do maior evento tecnológico do legislativo brasileiro
A Câmara de Cáceres participa do 13° Engitec, que é o maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo. A abertura do evento - que tem como tema "Rumo ao Parlamento do Futuro", ocorreu nesta quarta-feira (21.06), com uma série de palestras envolvendo os e as maiores experts do setor.
A palestra magna de abertura foi proferida pela diretora do Senado, Ilana Trombka. É a primeira vez que ela participa do evento, o que foi considerado um marco histórico para o Engitec.
Ilana destacou a importância de se buscar a inovação, por mais que isso cause incômodo no início. Ela deu o exemplo de uma experiência particular, quando decidiu digitalizar todos os documentos do Senado. No início, houve muita resistência, mas hoje a iniciativa é considerada um case de sucesso, no que se refere a processos de inovação tecnológica no Poder Legislativo. "Inovar gera desconforto e exige coragem", destacou a diretora do Senado.
Já a segunda palestrante foi a professora Cristiane Nardes, com o tema "Nova Governança". Ela ressaltou a importância dos presidentes das casas legislativas de implantar o sistema, que garante muito mais organização, transparência e mecanismos de fiscalização e boa aplicação dos recursos públicos, para, de fato, melhorar a vida dos cidadãos.
Nesse sentido, Nardes acrescentou que a implantação de um sistema de governança deve se basear em três pilares: "Liderança, Estratégia e Controle".
Já na terceira palestra - "Trabalho remoto na Câmara Municipal: Como a flexibilidade pode melhorar a eficiência administrativa", as servidoras Patrícia de Souza e Karolina Vitorino, falaram como a implantação do sistema de teletrabalho na Câmara de Itapoá (SC) gerou aumento de produtividade, mais proximidade dos servidores com as famílias, além de economicidade aos cofres legislativo, reduzindo insumos como energia, água e alimentação na casa de leis.
Outra palestra que chamou bastante a atenção foi a "LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais]: O que mudou? Como será o futuro?", proferida pelo coordenador do Comitê de LGPD da Rede Governança Brasil, Lucas Paglia.
Paglia discorreu sobre a importância da proteção de dados dos cidadãos no serviço público, especialmente nas câmaras municipais: "sem proteção de dados não há privacidade e transparência", disse.
MUITO APRENDIZADO
Para Joel Cordeiro, diretor geral da Câmara de Cáceres, o Engitec tem proporcionado muito aprendizado e capacitação de ponta aos servidores do legislativo. "São inovações tecnológicas que esses profissionais irão aplicar nas respectivas câmaras municipais em que atuam", avalia.
Ressalta que graças a eventos como esse, o legislativo cacerense tem buscado modernizar seus processos internos, e, assim, melhorar cada vez mais a prestação de serviços aos cidadãos.
O entendimento é reforçado pelo vereador cacerense Cézare Pastorello. "A Câmara se destaca por ter compliance em TI [Tecnologia da Informação], adotar a tramitação eletrônica de documentos e fazer pleno uso do SAPL [Sistema de Apoio ao Processo Legislativo]. Isso demonstra a qualidade dos servidores que sustentam o funcionamento desta Casa Legislativa. Por isso, defendo que devem ser reconhecidos e bem valorizados", pontuou o parlamentar, que é um dos palestrantes do evento.
IMERSÃO TECNOLÓGICA
A abertura do 13° Engitec ocorreu nesta quarta, mas desde segunda-feira (19.06), servidores de casas legislativas, de diferentes partes do país, estão numa imersão tecnológica, ao participar das oficinas do evento.
O diretor da Secretaria Legislativa da Câmara de Cáceres, Joel Xavier, já participou de três oficinas. Ele disse que está empolgado para colocar em prática o que aprendeu nas capacitações.
"As que eu participei foram de integração de equipe, com o objetivo de dar agilidade aos trabalhos, além de técnicas de liderança de grupo. Espero levar todo esse aprendizado à Câmara Municipal, para desenvolver melhores trabalhos, tanto na minha secretaria, como também, nos demais setores legislativos da casa de leis", disse.
SEGUE A PROGRAMAÇÃO
O 13° Engitec - Rumo ao Parlamento do Futuro - prossegue nesta quinta-feira (21.06), com mais palestras e integração dos órgãos que fazem parte do Poder Legislativo brasileiro. O evento termina nesta sexta-feira, com uma visitação ao Congresso Nacional.
O Engitec é considerado o evento mais tradicional, precursor e impulsionador da transformação digital do Poder Legislativo.
Ele foi criado há mais de dez anos pelo Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC). Trata-se de uma comunidade que trabalha de forma colaborativa, com objetivo de promover o intercâmbio de informações e conhecimento, para resolver problemas práticos das Casa Legislativas. O Gitec é formado por servidores do Interlegis, que pertence ao Senado; e servidores de câmaras municipais e assembleias legislativas Brasil afora.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa/Câmara Mun. Cáceres