Atividades na Câmara ajudam estudantes a desenvolver 'dicionário político'
A Câmara de Cáceres recebeu, nesta quarta-feira (04), a visita de estudantes da primeira série do Ensino Médio (antigo 1° ano) do Colégio Imaculada Conceição. Eles estiveram na Casa de Leis para desenvolver uma atividade relacionada a disciplina de filosofia.
"Nossos alunos estão estudando os conceitos importantes para compreensão do que é política e em que consiste essa atividade. A visita dos alunos teve como objetivo dialogar com os vereadores, assessores e demais funcionários do Poder Legislativo para identificar termos e conceitos fundamentais na atividade política", explica o professor de Filosofia Emanuel Rondon Garcia, que acompanhou os alunos.
E na busca por esses conceitos, a garotada se espalhou pelos corredores da Câmara e visitaram os gabinetes do vereadores em busca das palavras mais usadas pelo parlamento. E dos representantes do povo, eles ouviram coisas do tipo: "proposição", "ordem do dia", "democracia" e "projetos de leis".
Agora, o objetivo é juntar esse léxico de palavras é montar uma espécie de dicionário político, explicando os conceitos de cada termo depreendido durante a visita.
Um dos mais empolgados com a atividade era o estudante Gabriel. Ele destacou que foi muito importante conhecer o espaço da Câmara, bem como os trabalhos que são desenvolvidos.
"Entendo que a Câmara é onde são criadas as leis e nós, enquanto cidadãos, devemos acompanhar o trabalho dos nossos representantes. O que eles fazem aqui, interferem diretamente em nosso contidiano", afirma.
Já a estudante Ana Júlia salientou que foi a primeira vez que os estudantes fizeram esse tipo de dinâmica, visitando os gabinetes e conversando com os vereadores. Para ela, política se aprende desde cedo e a escola é uma importante ferramenta nesse processo. "Não basta apenas votar. Tem que acompanhar e cobrar as promessas que o político fez durante a camapanha", destaca.
A Câmara de Cáceres é uma dos órgãos legislativos mais antigos de Mato Grosso. Ela foi fundada em 1860, quando a cidade ainda tinha o nome de Vila Maria do Paraguai. Só mais tarde, em1874, quando a Vila foi elevada a categoria de cidade, que surgiu o nome São Luiz de Cáceres, em homenagem ao padroeiro e ao fundador da cidade. Em 1938, por fim, o município passou a ser chamado apenas de Cáceres.
Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres