Câmara articula mutirão para desafogar demanda por perícia médica do INSS em Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 18/11/2022 12h13, última modificação 18/11/2022 12h13

A Câmara de Cáceres articula, via Senado Federal, um mutirão de atendimento periódico para desafogar a grande demanda de pessoas no município que precisam fazer a perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O encaminhamento faz parte da reunião, nesta quinta-feira (17.11), entre os vereadores e a gerência da autarquia federal em Cáceres.

Rubens Macedo (PTB), vereador e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, detalha que a Casa de Leis fará uma Indicação endereçada ao senador por Mato Grosso Jaime Campos, em Brasília. O documento irá solicitar um remanejamento de médicos de outras agências do INSS, para fazer o mutirão em Cáceres.

"Será um mutirão periódico pensando na população, que aguarda, três, quatro meses, ou que marca perícia para Cuiabá, com objetivo de melhorar o atendimento aqui, na agência do INSS em Cáceres", destaca Rubens.

Ele detalha que a decisão de mandar a Indicação para Brasília ocorreu depois que o gerente executivo do INSS em Cuiabá, Odair Égues, explicou aos vereadores que não é de competência da autarquia federal a nomeação de mais médicos peritos para suprir a demanda de atendimento em Cáceres. Segundo Égues, essa gestão é de responsabilidade da Perícia Médica Federal (PMF) - órgão vinculado à Subsecretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

"Como a gestão da perícia médica não é de competência da gerência do INSS, nós vamos ver em Brasília, junto ao Senado Federal, a realização desse mutirão periódico", reforça o vereador Rubens Macedo.

Durante a reunião com a Câmara, a gerência do INSS também se comprometeu em aumentar de dois para quatro o número de atendentes nos guichês da agência em Cáceres. "Na parte administrativa nós vamos trazer mais servidores de outras localidades para melhorar a prestação do serviço do INSS na cidade", disse Égues.

Ele também lembra que mais vagas serão preenchidas a partir da realização de um concurso público, no próximo dia 27 de novembro. "Mas enquanto esses novos servidores aguardam a nomeação, já estamos providenciando melhorias no atendimento", enfatiza o gerente regional do INSS.

Além de Égues e Macedo, também participaram da reunião o vereador Luiz Landim (PV); o advogado da Câmara Municipal, Emerson Pinheiro; o secretário de Administração de Cáceres, Wilson Kishi; o chefe do setor de Administração e Informações do Segurado (SAIS), Thompson Campos; o chefe da Seção de Atendimento de Demandas Judiciais do INSS, Eduardo Martins.

RECLAMAÇÕES

Os serviços do INSS em Cáceres tem sido motivo de muita reclamação por parte da população. Pessoas que procuram a agência do órgão em Cáceres alegam que o atendimento é muito demorado e que há apenas um funcionário para prestar o serviço.

Outra reclamação constante é a falta de perícia médica na cidade. Atualmente, a agência de Cáceres apenas faz o agendamento do serviço. O resultado é que os cearenses precisam viajar mais de 200 quilômetros para fazer a perícia na capital.

O assunto foi motivo de muito debate na última sessão ordinária da Câmara, que ocorreu na última quarta-feira (16.11). Na oportunidade, os vereadores e vereadoras aprovaram a Indicação 957/22, que solicita que a prefeitura de Cáceres providencie transporte para levar os moradores da cidade para fazer a perícia em Cuiabá. "O que nós estamos reivindicando é que o município possa dar condições para o deslocamento dessas pessoas, que estão doentes, e não possuem condições financeiras para isso", disse o vereador Pastor Junior (Cidadania), autor da Indicação.

Leia mais sobre o assunto: https://www.caceres.mt.leg.br/sessao-ordinaria-vereadores-e-vereadoras-denunciam-servicos-precarios-do-inss-em-caceres

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres