Câmara de Cáceres aprova Moção de Apelo contra o fechamento da Escola União e Força

por Marcio Camilo da Cruz publicado 21/10/2024 13h34, última modificação 21/10/2024 13h34

Vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Apelo ao governador Mauro Mendes contra o fechamento da Escola Estadual União e Força em Cáceres. O debate ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/10), durante sessão ordinária da Câmara Municipal. 

A moção, de autoria do vereador Cézare Pastorello, foi assinada por todos os demais parlamentares da casa. Eles e elas avaliam montar uma comissão e se reunir com o governador, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir a importância de manter o funcionamento da escola em Cáceres. 

Os parlamentares fizeram durante a sessão que a União e Força é uma instituição histórica na cidade, que ao longo de mais de seis décadas tem formado estudantes e cidadãos no município. 

"A Escola Estadual União e Força, localizada em Cáceres, Mato Grosso, desempenha um papel significativo na comunidade local. Fundada em 23 de setembro de 1950, a escola tem sido uma instituição educacional central na cidade, oferecendo ensino fundamental e médio nos períodos matutino e vespertino. Com uma longa história de 65 anos, a escola tem sido um pilar na formação educacional de muitos jovens da região", destaca trecho do documento de Moção de Apelo que será enviado ao governador Mauro Mendes. 

Cezare Pastorello detabe fechameto da escola União e Força (21/10/24)

O parlamento também ressaltou que a procura pela escola contraria qualquer o argumento de falta de demanda, já que a instituição enfrenta filas para matrículas todos os anos. 

A sessão também contou com a presença dos estudantes e professores da União e Força, que lotaram as galerias da Câmara para pedir apoio aos vereadores e vereadoras.  "Um dos motivos para a escola não fechar são os índices de aprendizagem, que são altos", argumenta a estudante Isabella Avelina, presidente do grêmio estudantil da União e Força. 

Assinaram a Moção: 

Engenheiro Celso Silva, Franco Valério, Isaías Bezerra, Lacerda do Aki, Manga Rosa, Marcos Ribeiro, Professora Mazéh Silva, Flávio Negação, Pastor Júnior, Professor Leandro Santos, Professor Domingos, Rubens Macedo e Valdeníria. 

Confira a Moção de Apelo na íntegra: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2024/8975/m_04_2024_fechamento_uniao_e_forca.pdf

OUTRAS PROPOSITURAS

Durante a sessão, os vereadores e vereadoras também  debateram e aprovaram dezenas de indicações, requerimentos e projetos de lei em prol da população cacerense, em áreas como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, infraestrutura e saneamento básico. 

Uma das matérias aprovadas foi o PL 038/2024, que garante o repasse federal, por meio de crédito adicional, no valor R$ 102, 7 mil, como forma de dar assistência financeira complementar para o pagamento do piso salarial dos profissionais da Enfermagem de Cáceres. 

A pauta completa da sessão por ser conferida no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/478/


Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres