Câmara de Cáceres articula intercâmbio entre forças de segurança no combate aos crimes de fronteira
A Câmara de Cáceres vai articular uma reunião entre autoridades brasileiras e bolivianas, com objetivo de traçar ações integradas de combate ao crime na fronteira entre os dois países. Essa foi a deliberação tirada da reunião desta quarta-feira (19), entre o vice-presidente da Câmara, vereador Isaías Bezerra (Cidadania), e o cônsul da Bolívia em Cáceres, David Perez.
"A visita [do cônsul] foi para solicitar uma reunião com as autoridades brasileiras, do município de Cáceres, e também do estado de Mato Grosso, para que possibilite um intercâmbio no combate ao crime de fronteira. E crimes também ocorrido dentro de Cáceres, por bolivianos; e crimes cometidos por brasileiros em San Matias", detalhou Bezerra.
A partir da reunião com o consulado boliviano, foi deliberado que a Câmara enviará um ofício às autoridades em segurança pública, tanto de Cáceres quanto a nível estadual. Perez, o cônsul boliviano, se comprometeu em fazer o mesmo em relação às autoridades de seu país.
Os presentes no encontro salientaram preocupação com a escalada de violência na fronteira. Só no último mês, de acordo com Perez, houve quatro assassinatos, sendo três bolivianos e um brasileiro.
Por isso, o cônsul acredita que o intercâmbio entre as forças de seguranças dos dois países irá prevenir e dar agilidade nas investigações de crimes como tráfico de drogas, roubos de veículos e assaltos a mão armada.
Além de Perez e do vereador Bezerra, também participaram da reunião na Câmara, Oliver Fuentes Gomes, tenente coronel da Polícia Boliviana; e Fernandor Tonicute, agente de uma unidade especial de investigação da Bolívia, chamada de Acarapi.