Câmara de Cáceres promove palestra sobre Transtorno de Ansiedade Generalizada em alusão ao Fevereiro Cinza

por Marcio Camilo da Cruz publicado 20/02/2025 14h15, última modificação 20/02/2025 14h15

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Câmara Municipal de Cáceres promoveu uma palestra em alusão ao Fevereiro Cinza, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O evento reuniu servidores da Casa e teve como objetivo promover o debate e a reflexão sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

A palestra contou com a presença da psicóloga Ana Paula Fernandes Gomes, que abordou temas como os sinais e sintomas do TAG, como prevenir o transtorno e a importância do autoconhecimento para lidar com a ansiedade.

De acordo com o vereador Jerônimo Gonçalves, a iniciativa visa promover o autoconhecimento entre os servidores, auxiliando-os a lidar com as questões do dia a dia. "A importância é exatamente pra gente se auto se conhecer. Primeiro tópico que a que a que a Ana Paula trouxe é exatamente sobre o autoconhecimento, né? Nós muitas vezes não nos conhecemos", destacou o vereador.

A servidora Eliane Gonçalves, presente na palestra, ressaltou a importância de iniciativas como essa para promover a saúde mental dos servidores: "É de grande valia a gente tomar conhecimento sobre o contexto da ansiedade dentro do local de trabalho. Muitas vezes, nós adoecemos no nosso local de trabalho, mas já viemos doentes de dentro de casa".

A psicóloga Ana Paula Fernandes Gomes alertou para os problemas provocados pela ansiedade na saúde mental das pessoas, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. "É preciso entender que isso faz parte da nossa vida, está no nosso dia a dia. A forma de vida que nós escolhemos levar no nosso dia a dia, as relações que nós escolhemos ter no dia a dia, é isso que agrega para que a gente tenha saúde ou não, saúde mental ou não", explicou a profissional.

Ana Paula ressaltou ainda que a ansiedade é a porta de entrada para diversos transtornos e que cuidar da raiz do problema é fundamental para evitar o agravamento da situação. "Quando a gente cuida da raiz, a árvore não cresce", afirmou a psicóloga, enfatizando a importância de fazer escolhas saudáveis no presente para evitar problemas no futuro.


 Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC