Câmara de Cáceres recebe reunião de candidatos a conselheiros tutelares do município

por Marcio Camilo da Cruz publicado 20/09/2023 12h54, última modificação 20/09/2023 12h54

A Câmara de Cáceres, por meio do gabinete do vereador Franco Valério (Pros), em parceria  com o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), promovem uma reunião pública com os candidatos e candidatas a conselheiros tutelares do município. o evento ocorre nesta quarta-feira (20/9), a partir das 19h, no plenário da Casa de Leis, entre o cruzamento das ruas José Dulce e General Osório. 

De acordo com Franco, será a oportunidade da população cacerense conhecer o que defende os candidatos e candidatas ao posto de conselheiro tutelar do município. 

Ressalta que se trata de um eleição importantíssima e a população precisa  participar do processo que irá eleger profissionais que serão encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes de Cáceres, definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A reunião será mediada por uma comissão especial de eleição, que fará perguntas pré-determinadas aos candidatos. Eles e elas, por suas vez, poderão defender suas posições e argumentar porque são os mais preparados a assumir tal responsabilidade. 

A eleição para eleger o novo quadro de conselheiros e conselheiras tutelares dos municípios brasileiros ocorre em todo país, no dia 1° de outubro. Em Cáceres, a votação será das 8h às 17h, na Escola Técnica Estadual de Mato Grosso, que fica ao lado da Prefeitura Municipal de Cáceres, no bairro Jardim Celeste. 

Para votar, as pessoas devem estar munidas do Título de Eleitor e documento com foto. O voto será conferido em urna eletrônica e o seu processo é idêntico às eleições municipais. A posse dos eleitos e eleitas está prevista para 10 de janeiro do ano que vem, com mandatos de 4 anos (2024-2027). 

Em Cáceres, ao todo são 11 candidatos postulantes às vagas. Destes, 5 serão eleitos conselheiros e conselheiras titulares e 5 serão suplentes. 

O que faz

Entre as atribuições de um conselheiro tutelar está a de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar casos que envolvam os direitos das crianças e adolescentes nos municípios. 

Em algumas situações, esse profissional pode aplicar medidas protetivas pertinentes ao problema vivenciado pela criança ou o adolescente em questão. 


Por Marcio Camilo
Secretaria de Imprensa Câmara Mun. Cáceres