Câmara debate fortalecimento dos serviços de saúde com Conselho Municipal

por Marcio Camilo da Cruz publicado 15/02/2025 10h35, última modificação 15/02/2025 10h32

Protocolo único para agilizar atendimentos na saúde. Esse foi um dos assuntos debatidos entre a Câmara de Cáceres e o Conselho Municipal de Saúde, em reunião na manhã desta sexta-feira (14/2), realizada no gabinete da Presidência da casa de leis.

A presidente do Conselho, Sônia Martins, disse que uma das propostas é a criação de um protocolo de atendimento único, para ser aplicado em todas as UBS's [Unidades Básicas de Saúde] do município, para que não haja tanta diferença no atendimento dos usuários do SUS. A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde.

Outro ponto importante, conforme Sônia, é a sequência do tratamento dos usuários do SUS.

"Os exames mais simples o município faz, mas os de média e alta complexidade ficam parados por muito tempo, o que dificulta o tratamento de doenças, levando os usuários a pagar pelos exames, ou procurar a UPA, um dos motivos da superlotação da UPA", detalhou.

Reunião conselho saúde 15_02_25

No diálogo entre as instituições, Sônia também destacou a importância da Câmara para melhorar os serviços de saúde à população cacerense.

"Ela pode ajudar a fiscalizar, a identificar os pontos onde precisam ser corrigidos, e cobrar a eficiência e eficácia do serviço oferecido aos usuários do nosso município", explicou.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara, vereador Flávio Negação, o vice-presidente da Câmara, Isaías Bezerra, a 1a secretária da Mesa Diretora, vereadora Elis Enfermeira, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Ferreira Martins, e sua equipe; e os vereadores Pastor Júnior e Marcos Ribeiro.

 

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC