Câmara Municipal participa de reunião com grupo chinês que pretende se instalar na ZPE

por Marcio Camilo da Cruz publicado 22/10/2023 10h10, última modificação 22/10/2023 10h36

A Câmara de Cáceres participou de uma reunião com empresários chineses, da empresa Ningxia Eppen. Eles pretendem instalar uma indústria de alimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, que fica em Cáceres.

Os chineses pretendem investir mais de meio milhão de dólares para produzir aminoácidos por meio do processamento de milho. Mato Grosso é o maior exportador de milho do Brasil e um dos maiores do mundo.

Mas, para fechar o negócio, a comitiva chinesa buscou se inteirar quanto a logística da região de Cáceres, bem como o acesso e valor de insumos e combustíveis, para viabilizar o negócio. Tudo isso foi explicado pelo engenheiro civil, professor Adilson Reis - uma das maiores sumidades no país, sendo reconhecido internacionalmente, quando o assunto se trata de ZPE e seus benefícios tanto à população quanto às empresas que se instalam no local.

Os chineses também fizeram uma apresentação geral sobre como funciona a atividade da empresa,  bem como o faturamento  anual, que gira em torno de mais de um bilhão de dólares. Em Cáceres, no caso da efetivação da instalação da fábrica, a promessa é a geração de mais de mil empregos no município e região.

O presidente da Câmara de Cáceres, vereador Luiz Landim (PV), ficou impressionado com os valores e missão da empresa, que é líder global na produção de aminoácidos voltados à nutrição animal.

"Tomara que a empresa escolha se instalar na ZPE. Se isso ocorrer, será um grande desenvolvimento econômico e tecnológico ao município", disse.

Também participaram da reunião, que ocorreu na sexta-feira (20/10), na Casa da Indústria (Fiemt) de Cáceres, os vereadores Rubens Macedo (PTB) e Manga Rosa (PSB), equipe  técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o  Secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, que representou a prefeita Eliene Liberato, o diretor Executivo da Autarquia Águas do Pantanal, Júlio Parreira, o Diretor da PreviCáceres, Wilson Kishi, que também integra o Conselho de Administração da AZPEC, além de representantes da SEMA e dos Sindicatos da Indústria em Cáceres.

Reunião com chineses sobre a ZPE. Foto: Wilson Kishi

Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres