Câmara participa de entrega de títulos fundiários a moradores da zona rural de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 27/02/2024 12h45, última modificação 28/02/2024 08h44

A Câmara de Cáceres participou, na sexta-feira (23/02), da solenidade que entregou 188 títulos definitivos de terras a pequenos produtores do assentamento Vale Verde (Sadia), no Distrito Nova Cáceres. Eles são beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA)

O evento contou com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e da prefeitura de Cáceres, Eliene Liberato, que promoveram a entrega dos títulos. 

Já o Legislativo cacerense foi representado no evento pelo presidente da Câmara, Luiz Landim. 

Em sua fala, ele ressaltou que a entrega definitiva dos títulos é um esforço conjunto dos poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos municipal, estadual e Federal.  

"Os sitiantes sonhavam com esses títulos a mais de 27 anos. Então parabéns ao Ministério da Agricultura, à prefeitura de Cáceres e também à Câmara Municipal, que nunca mediu esforços para estar aprovando projetos de regularização fundiária no município”, destacou o parlamentar. 

Na oportunidade, Landim também aproveitou a presença do ministro Fávaro para relatar alguns problemas vivenciados pelos agricultores e pecuaristas da região, como o ataque de lagartas a pastagens de gado, o preço muito baixo do boi, além de linhas de negociação que facilitem o pagamento de dívidas por parte dos pequenos agricultores. 

"Nós estamos passando por um problema muito grave no município, que são as lagartas nos pastos. Precisamos unir esforços, pois essa praga causa grandes prejuízos ao quarto maior rebanho bovino do país, e, consequentemente, isso se refle na economia do Estado, destacou Landim.

Quanto às dívidas dos agricultores, o parlamentar disse que a classe política da cidade, juntamente com os bancos e o setor agropecuário, irão formalizar um documento para pedir uma política de refinanciamento das dívidas dos trabalhadores do campo.  O documento será encaminhado do Governo Federal.  "A dívida ela não espera. Ela vence. Então, precisamos tomar atitudes, antes dos agricultores ficarem como o nome negativado", enfatizou o presidente da Câmara. 

A efetivação dos títulos fundiários foi uma parceria entre a Prefeitura de Cáceres e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Governo Federal. 

Além do ministro Fávaro, participou da cerimônia no Distrito Nova Cáceres o secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda.  


Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres