Câmara recebe apresentação de projeto de painéis fotovoltaicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística
Aconteceu na última sexta-feira (29), no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Cáceres, a apresentação de um projeto de geração de energia solar fotovoltaica idealizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística (SMIL).
A estrutura planejada consistirá em painéis solares fotovoltaicos instalados nos telhados de estacionamentos, no solo do terreno da Prefeitura e em outras repartições pertencentes aos poderes públicos de Cáceres. De acordo com o coordenador de Engenharia Elétrica e Iluminação Pública da SMIL, Bruno Renostro Barbosa, que apresentou e explicou o projeto, a estrutura de captação de energia solar se fará necessária devido à instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas públicas, ação promovida pelo Projeto Climatizar do Rotary Club.
“O consumo energético atual é de 150 mil kw/h mensais, o que dá aproximadamente R$147 mil. Com a climatização de toda a rede pública de ensino, esses números vão dobrar”, explicou Bruno. Ele ainda analisou que a cidade, por receber sol forte durante o ano todo, possui alto potencial de captação de energia solar: “Cada m² de solo recebe 150 kw/h, energia suficiente para compensar o gasto de um indivíduo por mês. Precisamos aproveitar esse potencial energético.”
O projeto estima que serão 320 placas nos telhados de prédios, 2.310 placas no solo do terreno da Prefeitura e 4.336 placas distribuídas pelos telhados de estacionamentos. A energia solar recebida passará por inversores, que a estabilizarão e a compatibilizarão de acordo com a frequência da rede da Energisa; neste momento, ela estará pronta para consumo pelas repartições públicas e resultará em um saldo positivo, que poderá ser utilizado para abater a diferença nas contas da prefeitura, gerando economia. A licitação do projeto ainda será aberta.
O valor total do projeto está estimado em R$10,8 milhões, montante que será totalmente compensado pelo sistema após seis anos e meio do início de seu funcionamento. O representante da SMIL relatou, ainda, que a estrutura seria a maior do estado, possuindo capacidade instalada oito vezes mais ampla que a do atual maior sistema solar fotovoltaico, de Campo Novo do Parecis.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a SMIL através do telefone (65) 3223-1500, ramal 1532.
Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa