Câmara terá atendimento contábil para ajudar na formalização de empresas tocadas por mulheres
A Câmara de Cáceres será um centro de atendimento com objetivo de ajudar na formalização de empresas administradas por mulheres. Essa foi a deliberação tirada da reunião sobre empreendedorismo feminino, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/12), na casa de leis. Na oportunidade, mulheres com pequenos empreendimentos, puderam tirar dúvidas quanto à regularização de seus negócios, para obter direitos como auxílio maternidade e aposentadoria.
"Muitas mulheres não se formalizam, e, aí, elas ficam sem respaldo jurídico e muitas não conseguem se aposentar quando chega a idade", destaca Nagila Costa, assessora de gabinete do vereador Marcos Ribeiro.
Ela ressalta que o centro de atendimento vai ajudar na formalização das empresas das mulheres. A iniciativa será uma parceria entre a casa de leis, contadores da cidade e Universidade Estadual de Mato Grosso. "Muitas abrem empresa e não procuram a parte da contabilidade e ficam com os nomes negativados. Então, é uma parceria para auxiliar de forma gratuita essas empreendedoras".
A reunião também teve como objetivo apresentar o Projeto de Lei 060/23, que Cria o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino em Cáceres". O PL é de autoria do vereador Marcos Ribeiro. Ele destacou que o projeto tem como objetivo incentivar políticas públicas para o empreendedorismo da mulher em Cáceres.
"É tão difícil tocar um negócio em nosso país, e, sendo mulher, é mais difícil ainda. Por isso, na reunião, trouxemos especialistas, na área contábil, para poder explicar como funciona o MEI, e outras dúvidas que possam impulsionar os negócios dessas mulheres", enfatiza o parlamentar.
A reunião ainda contou com a presença da professora Edir Almeida , presidenta do Centro de Referência em Direitos Humanos - Lúcia Gonçalves (CRDH-UNEMAT); representante dos contadores da cidade, Enezio Mariano da Costa; e a gerente de Fomento de Indústria e Comércio da prefeitura de Cáceres, Gislaine Fátima Neves.
Dona Regina Maria da Cruz, de 66 anos, esteve presente na reunião e pegou boas dicas de empreendedorismo. Ela é conhecida na cidade por seu famoso bolo de arroz, que aprendeu a fazer com a avó, aos 12 anos de idade.
Ressaltou que muitas dicas que absorveu irá repassar ao filho. "Eu já estou com 66 anos, próximo de aposentar, e espero que eles [os filhos] sigam com o trabalho", disse.
Regina vende seu bolo de arroz no bairro São Miguel, que fica perto da ponte Marechal Rondon. Boleiros também compram o quitute para revendê-lo em toda cidade. "Até cachorro, gato, tudo me conhece", disse aos risos.
Atualmente, Regina busca apoio para ampliar seu espaço de trabalho. "Preciso fazer um puxado, porque, quando chove, molha tudo, e eu, ainda, não estou podendo fazer sozinha a obra. Talvez, devagar, a gente chega lá".
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres