Câmaras da Região Oeste se mobilizam para reativar Centro de Pesquisa da Empaer
- Tenho um vínculo de mais de 30 anos com a Empaer, aliás: se hoje sustento minha família, muito disso eu devo a ela.
O relato é do pequeno agricultor Valdir Bezerra, do assentamento rural São Vicente, no município de Nova Lacerda. Foi pensando em histórias como a do seu Valdir que políticos, sindicatos rurais e agricultores da Região Oeste se reuniram, na tarde desta sexta-feira (4/4), na Câmara de Cáceres, para lutar pela reativação do Centro de Pesquisa da Empaer de Cáceres.
O objetivo é chamar a atenção do governador Mauro Mendes: fazer uma grande mobilização dos 22 municípios da região e rumar em caravana para Cuiabá.
“Deliberamos pegar toda a documentação de prefeituras, câmaras, entidades e marcar uma reunião na Assembleia Legislativa. Eu acredito que os deputados vão nos ajudar, o governador vai nos ouvir, e nós vamos continuar com o nosso campo de pesquisa da Empaer, que é fundamental para o agricultor de Cáceres e toda região”, disse a vereadora Valdeniria Dutra (PSB).
Ela conduziu a reunião juntamente com a colega Elis Enfermeira e a presidente em exercício do sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp-MT), Carla Simões. “Tenho certeza que nós vamos reativar esse centro de pesquisa, a partir da nossa união e mobilização”, ressaltou Simões.
MOBILIZAÇÃO POLÍTICA
A mobilização política foi o discurso de ordem da reunião. O entendimento é que a Região Oeste está “carente” de representação nas instâncias decisórias de Poder, em especial, na Assembleia Legislativa.
“Podemos fazer milhares de reuniões e audiências, mas se não tiver força política, não vai ter nenhum resultado prático aos nossos agricultores que tanto merecem”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Cáceres, Isaías Bezerra (REPUBLICANOS) .
Nesse sentido, a vereadora Elis Enfermeira (PL) se colocou à disposição para participar ativamente do movimento. “Se for para ir à Assembleia Legislativa, estou à disposição, o dia que vocês marcarem, vamos lá, vamos para cima, que a Região Oeste merece o protagonismo”, disse a parlamentar que conduziu as discussões juntamente com colega Valdeniria Dutra.
O vereador Pacheco Cabeleireiro (PP) disse que a Empaer não é importante apenas para o fomento da agricultura, pois movimenta toda uma cadeia produtiva da região. “Nós estamos falando de fomentação de todo o comércio local que está sangrando. Cáceres está sangrando”, disse.
Já o vereador Franco Valério (PSB) falou da necessidade do engajamento de instituições que ele considera estratégicas para a reativação do centro de pesquisa em Cáceres: “A Embrapa e a Unemat são instituições sólidas para evoluirmos essa vontade de mantermos a Empaer em nossas vidas”, destacou.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Cáceres, Flavio Negação (MDB), além dos vereadores Professor Domingos (PSB) e Jorge Augusto (PP). A reunião também contou com participação de parlamentares, e secretários municipais de outras cidades da Região Oeste, a exemplo de Jauru, Figueirópolis, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A REUNIÃO
A audiência foi provocada pelo presidente da Câmara, Flávio Negação, e Sinterp-MT.
De acordo com o sindicato, o Centro de Pesquisa está abandonado, prejudicando agricultores e a população em geral de Cáceres e região. O Sinterp defende que o espaço seja compartilhado entre a Empaer, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as universidades Estadual e Federal de Mato Grosso, Unemat e UFMT, respectivamente.
A entidade classista explica que essa sinergia entre as instituições, bem como os devidos investimentos estatais, irão tornar o Centro uma referência estadual em transferência tecnológica e em pesquisas que envolvam o desenvolvimento e o aprimoramento de diferentes mudas, a exemplo da mandioca, da banana, e capineira BRS Capiaçu e Canará.
CONFIRA A GALERIA COMPLETA DE FOTOS DA REUNIÃO
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC