Caminhões estão deixando moradores sem luz e internet, afirma vereadora

por Marcio Camilo da Cruz publicado 10/05/2023 08h38, última modificação 10/05/2023 08h38

Caminhões de boi estão deixando moradores de diversos bairros de Cáceres sem energia e internet. O problema foi trazido à tona pela vereadora Valdeníria Dutra, durante sessão ordinária de segunda-feira (09.05). 

Ocorre que esses veículos, por serem altos, estão arrebentando os fios de postes, e ocasionando uma série de transtornos aos cacerenses. No gabinete da vereadora já chegaram inúmeros  relatos de moradores de bairros como  Cavalhada 1 e 2, Vila Irene e Jardim Celeste, que estão sofrendo com a falta de energia ou ficando sem internet. 

"Dois caminhões de bois passaram aqui na minha rua e arrebentaram os fios, e eu fiquei sem internet por quatro dias!", reclama uma moradora do Cavalhada 1. Ela possui uma residência na Avenida Pedro Alexandrino de Lacerda. 

Para a vereadora Valdeníria, o problema é muito sério e a situação precisa ser regulamentada o quanto antes. 

"Que seja fiscalizada quanto a altura máxima [desses veículos pesados] permitida pelo Contram [Conselho Nacional de Trânsito]. É um descaso desses motoristas. Eles passam, arrebentam os fios e vão embora ", disse a vereadora em discurso na tribuna da Câmara de Cáceres. 

Valdeníria observa que já existe uma lei específica para aplicar as regras de trafegabilidade desses caminhões, e que é preciso respeitar a população cacerense. 

"Acho muito abusiva a situação que vem ocorrendo em nosso município, porque é um atrás do outro que vem arrebentando. É fio de luz, de internet, e vão embora como se nada estivesse acontecendo. Tem que respeitar as pessoas", enfatiza a parlamentar.  

Ela acrescenta ainda que, recentemente, carretas também atingiram um semáforo na região central, que, depois disso, ficou com problemas de funcionamento e teve que ser consertado pelo poder público. 

A Indicação de Valdeníria, sob o número 449/23, foi aprovada por unanimidade pelo pleno da Câmara Municipal. Ela agora segue para análise da prefeitura, para possíveis providências

SESSÃO ORDINÁRIA

Durante a sessão ordinária desta semana, a Câmara também debateu e aprovou cerca de 40 proposituras dos vereadores e vereadoras. Entre as medidas estão indicações e requerimentos, que buscam trazer melhorias à população cacerense, nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, esporte, lazer, cultura e saneamento básico. 

Confira na íntegra a pauta da  sessão ordinária desta semana: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/356/