Cerimônia empossa vereadores, prefeita, vice e Mesa Diretora da Câmara de Cáceres
Exaltação a democracia e união por Cáceres. Esse foi o tom dos discursos que dominaram a cerimônia que empossou os vereadores e vereadoras eleitas, elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara e também empossou Eliene Liberato e Luiz Landim como prefeita e vice-prefeito do município. O evento ocorreu durante a manhã desta quarta-feira, 1 ° de janeiro de 2025, no auditório Edivaldo Reis, da Cidade Universitária da Unemat.
Foi uma manhã concorrida. O auditório estava lotado de populares e autoridades políticas que foram conferir de perto a posse da nova legislatura que representará a população cacerense pelos próximos quatro anos na Câmara Municipal.
Assim, após a assinaturas dos termos de Posse e de Compromisso, assumiram efetivamente uma cadeira no Legislativo os vereadores: Elis Enfermeira; Flávio Negação; Franco Valério; Isaías Bezerra; Jerônimo Gonçalves; Jorge Augusto; Magaly; Manga Rosa; Marcos Ribeiro; Pacheco Cabeleireiro; Pastorello; Pastor Júnior; Professor Domingos; Rubens Macedo; e Valdeníria Dutra.
Nos discursos os parlamentares fizeram o compromisso de cumprir as premissas das constituições Estadual e Federal, bem como a Lei Orgânica do Município. Eles também falaram da importância da democracia e de legislar com honestidade, espírito público e em prol do bem comum.
"Quero dizer a todos os colegas: acabou o pleito eleitoral, e que possamos unir todos pelo bem de Cáceres", disse o vereador reeleito e empossado Professor Domingos, que já foi presidente da Câmara.
Foto: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres
Na mesma linha de raciocínio, a vereadora empossada Elis Enfermeira disse à prefeita Eliene e ao vice Luiz Landim que o parlamento deve atuar para garantir o direito e as reivindicações dos cidadãos e cidadãs cacerenses.
“Buscaremos estreitar ainda mais os nossos laços com o Poder Judiciário e com o Ministério Público Estadual, sempre com honestidade e em busca da transparência para toda população cacerense que nos confiaram e nos colocaram aqui hoje”, acrescentou Elis, que também foi eleita primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara.
Foto: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres
ELEIÇÃO DA MESA
Após a posse, foi aberta uma sessão solene em que os parlamentares elegeram a nova nova Mesa Diretora da Câmara.
E a chapa escolhida, por 8 votos a 7, foi a de número 2 “Compromisso Com Cáceres”, que irá administrar a casa de leis nos próximos dois anos (biênio 2025-2026). Também participou da eleição a chapa 1 “Avanço e Transparência”.
A votação foi feita de forma oral e contou com a participação dos 15 vereadores. Dessa forma, a nova Mesa Diretora passa a contar com a seguinte composição:
-
Flávio Negação (Presidente)
-
Isaías Bezerra (Vice-presidente)
-
Elis Enfermeira (1ª Secretária)
-
Cézare Pastorello (2° Secretário)
-
Pacheco Cabeleireiro (3° Secretário)
Foto: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres
Em seu discurso já como presidente da Câmara, Negação ressaltou o caráter diversificado da Mesa Diretora, que, em sua composição, conta com partidos de diferentes espectros ideológicos. Ele também ressaltou que a Câmara tem uma atuação independente do Poder Executivo, mas que o parlamento sempre irá apoiar a prefeitura quando a matéria foi de interesse da população.
“Trabalharemos junto com a prefeitura. Tudo aquilo que for bom para o município, estaremos comprometidos em apoiar para o bem da população da cidade”, enfatizou o parlamentar, que elogiou a atuação do presidente anterior: “vereador Luiz Landim fez um brilhante trabalho à frente do Legislativo e nosso objetivo é dar continuidade a esse trabalho, além de aprimorá-lo mais e mais durante a nossa gestão”, concluiu Negação.
Foto: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres
POSSE DA PREFEITA E DO VICE
A cerimônia também contou com a posse da prefeita reeleita Eliene Liberato e do vice-prefeito Luiz Landim, agora, ex-presidente da Câmara Municipal.
Em seu discurso, Eliene fez questão de ressaltar que a política “terminou no dia 7 de outubro passado”, com o fim das eleições municipais. Segundo ela, agora é o momento de todos - Executivo e Legislativo - trabalharem em prol de Cáceres.
“Vamos baixar as armas, as pedras, vamos nos unir por Cáceres. A população é carente e precisa de nós. Cáceres é uma cidade vulnerável. Tem seis mil famílias que dependem do Bolsa Família. Nossos indicadores são um dos piores de Mato Grosso. E para melhorar não é só a prefeita Eliene que vai conseguir. Eu preciso de todos, lutando por uma Cáceres cada vez melhor”, disse.
Foto: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres
Na mesma toada o vice-prefeito Luiz Landim fez uma analogia com a sua profissão de fisioterapeuta e os espectros políticos da Esquerda e da Direita para dizer que a disputa partidária acabou e que o foco tem que ser o bem estar das pessoas que moram no município.
“Eu, como fisioterapeuta, jamais cuido de um corpo do lado direito ou do lado esquerdo. Eu cuido de um corpo por inteiro. Nós temos um compromisso de dizer que Cáceres não tem lado, tem cidadãos que precisam do nosso trabalho”, enfatizou.
Foto: Ronivon Barros/Prefeitura Cáceres
PRÓXIMOS PASSOS
Após a cerimônia de posse, a Câmara segue de recesso parlamentar até a próxima sexta-feira (03/01). No entanto, está marcada uma sessão extraordinária para o mesmo dia para deliberar sobre o Projeto de Resolução 01/25, que altera parágrafos e artigos do Regimento Interno da casa de leis.
Já a primeira sessão ordinária do ano de 2025 está marcada para ocorrer no próximo dia 3 de fevereiro.
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC