CITY GATE: Vereador defende implantação de estação para Cáceres receber gás natural da Bolívia

por Marcio Camilo da Cruz publicado 06/04/2023 09h10, última modificação 06/04/2023 09h10

O vereador Franco Valério propõe audiência pública para discutir uma possível implantação do City Gate ( Estação de Entrega e Recebimento de Gás Natural) em Cáceres. A proposta faz parte da indicação 299/2023, aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara de Cáceres. 

Franco propõe que a audiência seja promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele destaca que o encontro precisa envolver toda população cacerense, e que se faz necessário a visita de técnicos especialistas da Assembleia, nas áreas acadêmica e econômica, "para aprofundamento de um estudo sobre a implantação do City Gate". 

Conforme o parlamentar, no caso da estrutura ser construída em Cáceres, ela poderá trazer grandes ganhos econômicos ao município e toda região Oeste de Mato Grosso. 

"Proprietários de carros terão combustível alternativo mais barato.Vamos fazer as nossas comidas com um gás mais barato. Se tivermos um distrito industrial na nossa cidade, teremos  também energia elétrica impulsionada pelo gás, através das termoelétricas", destaca Franco. 

Ele aborda a implantação do City Gate desde 2021. Desde então, já protocolou cinco indicações na Câmara nesse sentido. Conforme o vereador, a insistência no projeto se dá diante do contrato para fornecimento de gás natural da Bolívia para Mato Grosso, firmado entre os governos do Estado e do país vizinho em 1° de junho de 2021.

"Considerando a assinatura deste contrato, Cáceres passa a ser um polo importante, pois, o gás natural irá passar por nossa cidade, razão pela qual ela faz jus em ter um ponto de entrega ou city gate", afirma o vereador. 

Acrescenta ainda que o gás natural gera uma economia estimada entre 30% e 38% em relação ao diesel; cerca de 50% em relação ao etanol e de 30% em relação à gasolina. 

O QUE É UM CITY GATE

O City Gate é uma grande estrutura metálica responsável por receber o gás natural que é transportado por uma extensa tubulação chamada de "gasoduto", neste caso, entre Mato Grosso e Bolívia.  

Depois que o gás chega ao City Gate, a estrutura regula a pressão do produto, antes que ele seja transferido às concessionárias ou diretamente para usuários industriais.

Nessa etapa também ocorrem outros processos, como a filtração, medição e aquecimento do gás , assim como a adição de odor. O gás que chega pelo gasoduto, no City Gate, é convertido a partir desses processos e só então, distribuído aos consumidores.


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres