Com relatos de compartilhamento não autorizado de dados de aposentados e pensionistas, indicação pede fiscalização do Procon em instituições financeiras da cidade

por imprensa — publicado 03/08/2022 09h02, última modificação 03/08/2022 09h02

Aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 1º de agosto, uma indicação endereçada ao Procon de Cáceres solicita fiscalização nos bancos, cooperativas de crédito e similares que tenham convênios com o INSS, visando coibir o compartilhamento não autorizado de dados das contas bancárias dos segurados (aposentados e pensionistas), prática que vem ocorrendo no município.

De autoria do Vereador Marcelo Renato, a proposição relata a existência da prática criminosa de compartilhamento de dados bancários de aposentados e pensionistas cacerenses, os quais têm recebido empréstimos automáticos não autorizados e com juros abusivos.

Marcelo Renato cita fala do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Mato Grosso, referente à consolidação do Código de Defesa do Consumidor, que garante ao cidadão o seu pleno direito na legislação vigente.

O código, em sua seção lV, Art. 39 parágrafo lll, proíbe "enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço"; e no parágrafo IV, proíbe "prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista a sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhes (empurrar-lhes) seus produtos ou serviços".

Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/5102/indicacao_procon.pdf