Covid-19: Com disparo de casos em Cáceres, indicação sugere retomada da vacinação de grupos de trabalhadores essenciais
Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 27, sugere do Executivo Municipal a retomada da vacinação, com dose de reforço, dos grupos prioritários - como trabalhadores das áreas de segurança, educação, indústria e demais, independentemente da idade.
O autor da proposição, Vereador Cézare Pastorello, utiliza como base para a indicação o aumento exponencial do número de infectados pelo novo coronavírus em Cáceres e no Brasil, e os efeitos mitigadores que as doses de reforços têm para conter a transmissão do vírus.
Ele elabora que os grupos prioritários foram elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, com a finalidade de evitar a contaminação em massa da população ao mesmo tempo em que evita-se a interrupção dos serviços essenciais.
Pastorello afirma que, ainda que a vacinação tenha diminuído consideravelmente o número de internações e óbitos, ainda continua causando efeitos como ausência das atividades laborais (licença por atestado médico), necessidade eventual de medicação e outros.
Sendo assim, considerando as doses de reforço como importantes para evitar os efeitos da Covid-19, o Vereador conclui que o município deve retomar a vacinação de reforço desses grupos prioritários, de modo a criar barreiras verticais na contaminação e evitar os prejuízos causados aos serviços essenciais, como segurança, educação e abastecimento.
Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4924/i_-_2022_19_-_eliene_-_vacinacao_seguranca.pdf