Curso de cidadania promove crescimento intelectual de estudantes da zona rural de Cáceres
“A experiência adquirida no projeto irá contribuir para o crescimento intelectual dos jovens”. Assim falou a diretora da Escola Municipal Buriti, Sebastiana Nunes, durante a formatura dos estudantes que participaram do Projeto Falando Direito. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (19/12), no plenário da casa de leis.
O Falando Direito foram 12 aulas sobre noções de cidadania, que envolveram os estudantes do 8° e 9° da Escola Municipal Buriti, localizada na zona rural de Cáceres.
Nesse período - entre setembro a novembro deste ano - os jovens estudaram temas como cidadania digital, em como comportar na internet diante de ataques de haters e não praticar bullying. As palestras também tiveram temas sobre violência contra mulher, tráfico de drogas e meio ambiente. Todos os assuntos foram relacionados a cidadania e a questões práticas vividas pelos jovens no dia-dia.
“Foi algo extraordinário a participação dos alunos no projeto. Essa rica experiência adquirida irá contribuir para o crescimento intelectual dos jovens e isso vai prepará-los para o futuro", enfatizou a diretora da Escola Buriti, durante a solenidade, que envolveu a entrega de cerca de 40 certificados.
O curso foi coordenado pela juíza federal Ana Lya Ferraz, que atua em Cáceres. Ela estava muito orgulhosa de seus alunos e alunas.
"Vocês terem participado dessas aulas é algo que nos orgulha demais. Sempre tenham a Justiça Federal como uma grande parceira", disse a juíza durante a cerimônia.
Ele também deu conselhos à garotada, que em breve vai enfrentar o vestibular.
"Sugiro que, antes de tudo, sejam curiosos. Peçam informações a todos que os rodeiam. Busquem informações a respeito do curso que vocês querem seguir, pois, informação é tudo! Faz a gente encantar e desencantar com as coisas", orientou a magistrada.
O presidente da Câmara, Luiz Landim, ressaltou que no curso os estudantes também tiveram noção da importância da democracia. "Para nós, vereadores e vereadoras, isso é uma grande alegria, porque essa casa preza muito pela democracia. E é como eu sempre digo: quem não tem conhecimento, não tem argumento. Parabéns a todos pelo empenho durante o curso. Tenho certeza que vocês serão grandes cidadãos e cidadãs do nosso município", disse.
O Falando Direito é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), com apoio da Câmara Municipal e a prefeitura de Cáceres.
MUNDO MELHOR
A solenidade também foi de entrega de certificados de qualificação profissional a dezenas de reeducandos do sistema prisional de Cáceres, que, agora, passam a ter uma nova chance no mercado de trabalho.
Foram oferecidos, por meio do projeto Mundo Melhor, cursos como: montagem e manutenção de computadores, Exel, Secretariado, Marketing nas Redes Sociais, Culinária, Técnicas em Vendas, entre outros.
O projeto é promovido pela Justiça Federal em Cáceres, em parceria com a Câmara Municipal.
"Meu sentimento é de gratidão. Estou há 9 anos na magistratura, sendo os 3 últimos anos em Cáceres. Posso afirmar que esses 3 anos são os mais felizes da minha vida profissional, muito por conta de projetos como esse", disse emocionado.
Ele desejou sorte a todos os reeducandos nesta nova jornada. "Na vida, o que importa é chegar. E contem com o apoio da Justiça Federal para chegar onde quiserem".
As entregas de certificados também contaram com a presença de autoridades nacionais do Poder Judiciário, a exemplo do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Nelso Alves; e da e da presidente Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), Sandra Taya. Eles participaram do evento de maneira remota.
Relação às autoridades locais, participaram secretários municipais, o vereador Isaías Bezerra e a vereadora Vandeniria Dutra.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres