De ultrassom na UPA a água potável em comunidade; confira os destaques da 77ª Sessão Ordinária da Câmara

por Marcio Camilo da Cruz publicado 04/10/2022 13h54, última modificação 04/10/2022 13h54

Mais saúde ao povo cacerense, questões sociais, pavimentação asfáltica, esporte e lazer, foram temas deliberados entre os vereadores, durante a 77ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu nesta segunda-feira (04). A noite também foi de despedida para os vereadores Professor Marquinhos (PROS) e Rosinei Neves (PSC).

Ao todo, foram aprovadas mais de 30 indicações à Prefeitura de Cáceres. São proposituras que tem como objetivo melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos cacerenses, em diferentes setores. A 77ª Sessão Ordinária pode ser conferida no canal da Câmara no Youtube, e também pelo facebook.

Na área da saúde, por exemplo, foi proposto que o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) estenda o atendimento até às 22h. Atualmente, o espaço funciona até às 17h30. O horário faz com que a maioria dos trabalhadores tenha dificuldades de buscar esse tipo de tratamento.

Vereador Luiz Landim.Foto: Reprodução“Muitas vezes, alguns trabalhadores, que estão com dor de dente infernal, vão até o pronto-socorro, chegam lá, não tem atendimento odontológico. Simplesmente tomam um Voltaren [medicamento] e vão embora para casa. Colocando esse horário até as 22 horas, as pessoas terão a oportunidade de sair do seu serviço e procurar esse atendimento. É por isso que apresentamos essa indicação [832/2022]”, explicou o vereador Luiz Landim (PV).

Outra indicação [821/2022] aprovada para a Saúde de Cáceres foi a do parlamentar Isaías Bezerra (Cidadania), a respeito de uma destinação de verba parlamentar para a aquisição de dois aparelhos de ultrassom, sendo um para UPA e o outro ao Postão. O pedido de emenda é para a deputada estadual Janaína Riva (MDB).

Bezerra afirmou que os aparelhos vão dar mais precisão ao trabalho dos médicos. “O ultrassom irá garantir isso, pois quando se tem um exame mais preciso, facilita que o médico dê o encaminhamento mais adequado ao paciente”, justificou o vereador. Vereador Isaías Bezerra defende aquisição de aparelhos de ultrassom para UPA e Postão. Foto: Marcio Camilo. Foto: Reprodução

Social

O presidente da Casa de Leis, vereador Professor Domingos (PSB) também indicou [3814/2022] a possibilidade da Prefeitura apoiar as famílias da comunidade Corixa, na região de fronteira, que tiveram suas casas destelhadas por causa de um forte vendaval, acompanhado de chuva, na semana passada. Domingos destacou que já havia feito essa solicitação, mas, até o momento, ela não foi atendida de modo pleno.

“Na semana passada, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social estiveram na comunidade, fizeram um trabalho por lá, mas, infelizmente, ele não teve continuidade. Essas famílias precisam ter um atendimento do poder público. Pelo menos, nove casas estão sem telhados, pessoas estão sem alimentação e sequer têm colchão para dormir. Precisamos fazer uma força tarefa na região”, ressaltou o parlamentar.

Vereador Professor Domingos, presidente da Câmara de Cáceres. Foto: ReproduçãoA vereadora Mazéh Silva (PT) também indicou [328/2022] um caminhão-pipa com água potável aos acampados do bairro Bom Jardim. Ela justificou que na região há duas comunidades muito carentes, que não possuem condições financeiras para solicitar o serviço.

“Todo ano, nos meses de setembro e outubro, a gente começa a receber esses pedidos, de famílias desesperadas pela falta de água”, frisou a parlamentar ao enfatizar que a Prefeitura precisa atuar com urgência no local.

Outras proposituras

- Indica ao executivo com urgência a possibilidade de uma implantação/construção de uma (UBS) Unidade Básica de Saúde no bairro Nova Era, junto com os bairros vizinhos Boa Fé, bairro Santa Catarina e 13 de agosto (vereador Flávio Negação - União Brasil);

- Propõe a divulgação necessária de materiais produzidos pelo LIPAN – Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte – relativos ao período de defeso e demais constantes no Boletim de Reflexões Hidro-Lógicas – UNEMAT (vereador Cézare Pastorello - Solidariedade);

- Indica ao executivo Municipal o desenvolvimento de projeto de pavimentação asfáltica para o Bairro Jardim Imperial (vereador Professor Leandro Santos - União Brasil);

- Indica ao Executivo Municipal, que que seja feito o reparo de proteção da ponte que dá acesso ao bairro São José, na avenida José Palmiro, próximo a rua do Lava-pés (vereador Rosinei Neves - PSC);

Vereador Rosinei Neves. Foto: Reprodução

- Indicação: Sugere ao Executivo Municipal a Criação de uma Banda de Música, para a difusão e preservação da memória da música local (vereador Professor Marquinhos - PROS).

Confira na íntegra todas as pautas da sessão ordinária desta segunda-feira (04).

Despedidas

A noite também contou com a despedida dos vereadores Professor Marquinhos (PROS) e Rosinei Neves (PSC), respectivamente, suplentes dos titulares Franco Valério (PROS) e Valdeníria Ferreira (PSB). O trabalho deles foi muito elogiado pelos demais parlamentares, que frisaram que os dois vereadores atuaram intensamente em prol do coletivo, visando o bem comum dos cidadãos cacerenses.

“Aprendi muito com esses colegas, que com certeza deixaram sua marca. Não tenho dúvidas que na próxima legislatura, eles terão cadeiras cativas no parlamento, se continuarem com esse belo trabalho”, afirmou o vereador Celso Silva (Republicanos).

Vereador Professor Marquinhos se despede da Câmara Municipal. Foto: Reprodução

Cidadãos Cacerenses

Durante a 77ª Sessão Ordinária, a Câmara de Cáceres ainda aprovou a concessão de três decretos legislativos de títulos de cidadãos cacerenses, pelos relevantes serviços que essas pessoas prestaram à cidade. Os título serão concedidos:

- ao senhor Emerson Martins de Oliveira, através do vereador Luiz Landim (PV);

- ao senhor Albino Catelan Filho, através do vereador Isaías Bezerra (Cidadania);

- a senhora Alice Atiene de Souza, através do vereador Pastor Júnior (Cidadania).

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres