Deputado federal Emanuelzinho ouve demandas de vereadores e população cacerense em encontro na Câmara Municipal

por imprensa — publicado 29/03/2019 12h20, última modificação 03/04/2019 09h23

O deputado federal Emanuel Pinheiro, o Emanuelzinho (PTB), visitou a cidade de Cáceres na última quinta-feira (28), e compareceu à Câmara Municipal durante a tarde para ouvir demandas dos parlamentares do município e da população cacerense.

 

Compuseram a mesa da reunião Antônia Alves, representante da reitoria da Unemat; Aline Vidor, representante da FAPAN; Eliene Liberato, vice-prefeita; Jeremias Pereira Leite, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Luciano Almeida, segundo-tenente do Corpo de Bombeiros; Itamar Santos, Major da Polícia Militar; Pastor Raimundo de Assis, presidente da Casa de Recuperação Tenda de Abraão, e os vereadores Rubens Macedo (PTB), Valter Zacarkim (PTB), Elza Basto (PSD), Valdeníria Dutra (PSDB) e Claudio Henrique Donatoni (PSDB).

 

Os vereadores depositaram votos de confiança no deputado e solicitaram sua atenção para as demandas de Cáceres, destacando os problemas que o município enfrenta há tempos com pavimentação, saneamento básico e saúde, entre outros. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais relatou a necessidade de agilizar o processo de ratificação das áreas dos produtores de fronteira e de regularizar os mais de 40 assentamentos da cidade. Os outros componentes da mesa pediram, de forma geral, a atenção do deputado aos seus respectivos setores de atuação. Ao final da reunião, uma integrante do público pediu para que ele olhe "com carinho" para a Defesa Civil da cidade.  

 

Em seu segundo mês de mandato, o deputado de 24 anos agradeceu aos munícipes de Cáceres pelos votos recebidos e relatou suas atividades nas Comissões das quais participa: Desenvolvimento Econômico. Indústria, Comércio e Serviços; Defesa dos Diretos da Mulher; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Reforma do Código de Processo Penal e Frente Parlamentar pelo Pacto Federativo. Segundo Emanuelzinho, "a grande dificuldade de trazer serviços aos municípios não é a construção, e sim o custeio. Recebi mais de 40 prefeitos e todos relataram esse problema."

 

Ele discutiu um de seus Projetos de Lei, que discorre sobre a correção monterária das emendas atrasadas pelo Governo Federal aos municípios. Ele deu um exemplo do que o projeto busca corrigir: "vamos supor que Cáceres está para receber R$500 mil para construir um posto de saúde. Por politicagens, como discordâncias entre o prefeito e os deputados, o governo segura a emenda por um ano. Aí o valor é liberado, mas a inflação já subiu nesse tempo. Os R$500 mil não são mais suficientes, mas é o que o município recebe", concluiu.

 

O deputado finalizou garantindo que, embora nem todas possam ser atendidas, as petições e proposições que chegarem a ele serão respondidas. Após a reunião, ele e o presidente da Câmara visitaram o 2º Batalhão da Fronteira. Emanuelzinho hoje segue sua agenda em outros municípios de Mato Grosso.

 

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa