ESCOLA DO LEGISLATIVO: Câmara irá promover capacitação técnica aos vereadores e vereadoras eleitos

por Marcio Camilo da Cruz publicado 16/10/2024 09h17, última modificação 16/10/2024 09h17

As eleições municipais foram concluídas em Cáceres no último domingo (7/10) e, com isso, o nome dos vereadores e vereadoras eleitos que irão assumir uma cadeira no Legislativo a partir do ano que vem já são conhecidos. Com o compromisso de disponibilizar conhecimento técnico para a atuação parlamentar, a Câmara de Cáceres irá organizar um seminário de capacitação para dar orientações, principalmente aos que vão ocupar pela primeira vez esse posto tão importante para o bom funcionamento da cidade,  e assim contribuir ainda mais para o desenvolvimento daqueles que foram reconduzidos ao cargo.

A capacitação será realizada na sede da Câmara, de 6 a 7 de novembro, por meio da Escola do Legislativo. O evento contará como uma programação diversa envolvendo a participação do corpo técnico de servidores do legislativo cacerense, da Assembleia Legislativa e de representantes do Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT).

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Henrique Barcelos, a capacitação tem como foco preparar os novos parlamentares para os desafios da administração pública, "fornecendo-lhes conhecimentos técnicos e legais essenciais para o exercício de suas funções".

O controlador interno da Câmara de Cáceres, Lucas Sposito, ressalta que “uma das finalidades da capacitação é ambientar os novos Vereadores a Casa Legislativa e também ter um momento para tirar dúvidas e esclarecer sobre o funcionamento da Câmara”, destaca Sposito.

PARCERIAS

O evento de capacitação já conta com a presença confirmada do promotor do Ministério Público Estadual em Cáceres, Augusto Lopes Santos, que irá tratar sobre o papel e atuação do Ministério Público na sociedade.

Já a Assembleia Legislativa vai tratar do tema "Processo Legislativo", abordando o tramite interno para que os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso se tornem leis.

ARTICULAÇÃO

A participação AL-MT no evento se deu pela interlocução da Câmara de Cáceres, por meio dos servidores Lucas Sposito (Controle Interno) e Henrique Barcelos (Escola do Legislativo).

Servidores da Câmara de Cáceres Lucas Sposito e Henrique Barcelos buscam parceria institucional com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Foto: Sec. Imprensa -CMC

No último dia 3 de outubro, eles foram até Cuiabá e visitaram o órgão, com objetivo de fortalecer parcerias institucionais. Na oportunidade eles salientaram a necessidade de palestrantes especializados para compor o quadro de capacitação que será oferecido aos vereadores eleitos e primeiros suplentes no município de Cáceres.

A visita foi marcada por um diálogo positivo, com grandes expectativas de que a presença da instituição possa contribuir, fortalecendo ainda mais a qualidade do evento planejado para os novos representantes dos cacerenses no parlamento municipal.

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC