Escola do Legislativo e AJUFE abrem nova turma de cursos profissionalizantes a jovens do Socioeducativo
A Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres vai iniciar uma nova etapa de cursos profissionalizantes aos adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres. As aulas, no formato EaD [Ensino a Distância], começam nesta quinta-feira (27.03), na sede do Socioeducativo, e contam com a parceria do projeto AJUFE Mundo Melhor.
Os adolescentes - entre 14 e 18 anos - poderão fazer cursos como o de Informática Básica, Oratória, Marketing Digital e Culinária. Ao todo, o catálogo do projeto conta com mais de 250 cursos online.
A diretora do Socioeducativo, Andreia Arruda, destaca que o projeto tem melhorado o comportamento dos jovens, que ficaram mais centrados e passaram a se relacionar melhor com os servidores do órgão.
Além disso, conforme Andreia, estar qualificado em curso profissionalizante é uma oportunidade de inclusão social e entrada no mercado de trabalho, depois que eles cumprirem o período de internação no Socioeducativo.
Na mesma linha de raciocínio, o presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, reforçou que os cursos buscam promover a ressocialização dos jovens, "que têm uma vida inteira pela frente e merecem uma segunda chance, uma oportunidade de prosperar".
Ele acrescenta que o Poder Público tem papel fundamental no processo de formação da cidadania, e que por isso é crucial que a Escola do Legislativo da Câmara esteja cada vez mais engajada em iniciativas como essa.
PRIMEIRA TURMA
Em dezembro do ano passado, ocorreu a cerimônia de formatura dos primeiros adolescentes envolvidos no projeto. Na oportunidade, a Escola do Legislativo, junto com a direção do Socioeducativo, entregaram 26 certificados aos jovens em cursos como: Combate a Incêndios, Fundamentos da Informática e Arte de Falar em Público.
MUNDO MELHOR
O projeto AJUFE Mundo Melhor é uma parceria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) com a Associação Mundo Melhor.
O projeto oferece cursos profissionalizantes a reeducandos, das cadeias masculina e feminina de Cáceres; e aos adolescentes do Socioeducativo.
Na oportunidade, os envolvidos têm a oferta de uma gama de cursos na modalidade EaD, em áreas como: montagem e manutenção de computadores, Exel, Secretariado, Marketing nas Redes Sociais, Culinária, Técnicas em Vendas, entre outros.
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC