HEMODINÂMICA: Vereador indica serviço médico para identificar doenças cardíacas e evitar infartos

por Marcio Camilo da Cruz publicado 18/04/2023 22h40, última modificação 19/04/2023 07h27

Vereador Luiz Landim, presidente da Câmara de Cáceres, indica à prefeita para que seja realizado um estudo de viabilidade para implantação do serviço de hemodinâmica no município. O estudo hemodinâmico é um procedimento pouco invasivo que utiliza cateteres para tratar de artérias obstruídas e identificar doenças cardíacas. A indicação foi aprovada pelo plenário da Câmara, em sessão ordinária realizada nesta semana. 

A proposta também foi encaminhada aos deputados estaduais Valmir Moretto, Lúdio Cabral e Janaina Riva. No documento, Landim destaca que Cáceres é referência em saúde para a região Oeste de Mato Grosso, e que por isso "a indicação é de extrema relevância, devido a quantidade de pessoas na região, que precisam de uma saúde eficaz e planejada, que pode salvar muitas vidas".

Ele reforçar que o procedimento hemodinâmico possibilita o diagnóstico para verificar a circulação das artérias coronarianas, "identifica a possibilidade de um infarto agudo do miocárdio ou indica uma possível obstrução com exatidão, que pode causar o infarto". 

Salienta que essas são algumas das funcionalidades do serviço, e que não ter esse tipo de procedimento em Cáceres, "um polo de saúde tão importante do Estado, é um grande prejuízo à população da região Oeste".

Depois de aprovada em plenária, a indicação parlamentar, de número 357/2023, segue para avaliação da prefeita Eliene Liberato .Ela tem o prazo de até 30 dias para responder a demanda.   

OUTRAS PROPOSTAS

Landim também teve outras três indicações aprovadas durante a sessão ordinária. Confira: 

- Indico ao Executivo Municipal, que seja realizado Pavimentação Asfáltica das Ruas do Distrito do Caramujo (Ind. n°355/2023);

- Indico ao Executivo Municipal, que seja implantado Sistema de Subprefeituras nos Distritos de Cáceres (Ind. n° 356/2023);

- Indica ao Executivo Municipal, que seja realizado a compra de um aparelho de microscópio cirúrgico (Ind. n° 358/2023). 

Todas as proposituras dos vereadores e vereadoras debatidas e votadas na sessão ordinária desta semana pode ser acessadas no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/348/

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres