Indicação aprovada em Sessão solicita implementação do ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no município, a partir da Educação Infantil

por imprensa — publicado 13/04/2022 10h30, última modificação 13/04/2022 12h07

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 11, sugere à Secretaria Municipal de Saúde a implementação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir da Educação Infantil Municipal em Cáceres.

De autoria da Vereadora Mazéh Silva, a proposição se baseia na necessidade de inclusão social e educacional de alunos surdos, que ainda enfrentam muitas dificuldades apesar das iniciativas universais em prol da acessibilidade.

Mazéh, professora da rede pública, reforça que o papel da escola é formar cidadãos, transmitindo valores éticos e morais e conhecimento, e desenvolvendo habilidades nos estudantes por meio do processo pedagógico de ensino-aprendizagem, preparando-os para o exercício da cidadania e para a vivência em sociedade, de forma atuante, crítica e transformadora.

A Vereadora cita o O Decreto Federal Lei 5.626/2005, que estabeleceu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, nos cursos de fonoaudiologia e nas licenciaturas em geral.

Ela reitera que é fundamental a discussão do tema junto à sociedade, visando a maior inclusão de surdos e construção de espaços sociais que os tenham como prioridade, e reforça a valorização da diversidade humana proporcionada pela singularidade da visão das Pessoas com Deficiência (PcD) sobre o mundo.

Leia aqui a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4543/indicacacao_ensino_libras_educacao_infantil.pdf