Indicação pede criação de programa para realização de exames de vista, campanhas educativas e doações de óculos a estudantes nas escolas de Cáceres

por imprensa — publicado 20/04/2022 08h40, última modificação 20/04/2022 08h41

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 18, solicita da Secretaria de Educação a criação do projeto "Visão Feliz nas Escolas" de Cáceres, com a realização de campanhas educativas e orientativas, exames de vista e doações de óculos aos estudantes da cidade.

De autoria do Vereador Leandro dos Santos, a proposição elabora que o projeto, propõe ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular para os alunos da rede pública, partindo da importância de detectar os problemas de deficiência visual nas crianças ainda em idades pré-escolar e escolar - faixas etárias durante as quais ocorre o pleno desenvolvimento do aparelho visual.

Leandro afirma que os meios de resolutividade dos problemas detectados seriam muito maiores, e as consequências causadas pela deficiência visual poderiam ser atenuadas ou mesmo evitadas, poupando as crianças e adolescentes de enfrentar interferências em seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial.

Consequentemente, haveria redução na evasão escolar, que tem entre suas maiores causas as deficiências auditivas e visuais, segundo o autor da indicação. Ele ressalta que a miopia é a doença ocular mais comum no mundo e segue em crescimento ano após ano; segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam perda de visão em algum grau.

No entanto, Leandro salienta que 80% desses casos poderiam ser evitados ou tratados com melhores resultados com acompanhamento e exames oftalmológicos. Finalmente, o Vereador relata ser esta campanha uma reivindicação dos munícipes.

Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4564/indicacao_-_22_projeto_visao_feliz.pdf