Indicação solicita que Águas do Pantanal analise qualidade da água de córrego utilizada por residências na Corixa
Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 1º de agosto, solicita à Autarquia Águas do Pantanal a análise físico-química da água do Córrego da Passaginha, que abastece residências na comunidade da Corixa.
A autora da proposição, Vereadora Mazéh Silva, informa que moradores da comunidade relataram-na o uso da água captada no córrego para consumo, cozimento de alimentos e limpeza em algumas residências.
A Vereadora contextualiza que a análise microbiológica da água identifica se há microrganismos patogênicos e/ou substâncias químicas no líquido. A presença de bactérias pode indicar a possibilidade de contaminação da água por fezes (humanas ou animais) na rede de distribuição, ou condições impróprias de higiene nos reservatórios e bebedouros.
Ela explica que as análises físico-químicas servem para validar parâmetros tanto físicos (como temperatura, sabor, odor, cor, turbidez e condutividade elétrica) como químicos (pH, alcalinidade e dureza) da água. Diante disso, a Vereadora solicita as análises e posterior divulgação ampla dos resultados.
Leia a indicação:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/5084/0688_220728235432_001.pdf