INDICAÇÃO: Vereadora pede início da construção do novo Centro Socioeducativo de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 18/04/2023 13h10, última modificação 18/04/2023 21h24

A vereadora Valdeniria Dutra pede celeridade no início das obras de construção do novo Centro Socioeducativo de Cáceres. Segundo ela, a medida é importante para acabar com a superlotação da atual unidade, além de oferecer um espaço digno de ressocialização aos jovens infratores, com oportunidade de cursos de capacitação, esporte, lazer e cultura. A Indicação Parlamentar 344/23 foi aprovada na segunda-feira (17.04), em sessão ordinária da Câmara, por unanimidade, sendo muito elogiada pelos demais vereadores. 

No documento ela pede que Mesa Diretora da Casa de Leis encaminhe a demanda ao deputado estadual Max Russi, para que ele "interceda junto ao Governo do Estado, para dar agilidade no início das obras de construção e implantação do novo prédio do Centro Socioeducativo para menores infratores no município de Cáceres/MT". 

Ela salienta que o terreno para a construção já foi doado pela prefeitura, por meio da Lei 3.138/2023, e que agora é necessário o estado entrar com a sua parte. "[...] feito isso, solicitamos de vossa senhoria [deputado Max Russi], que faça as articulações

necessárias para dar a maior celeridade possível ao início dessa obra importantíssima para a cidade de Cáceres e toda a região Oeste", destaca trecho da indicação”. 

Ela reforça que a construção do novo centro é de extrema importância, pois a unidade existente em Cáceres "recebe menores infratores de toda região Oeste". Acrescenta que a unidade não tem capacidade para comportar tanta gente, e que muitos adolescentes precisam ser encaminhados para Cuiabá, ficando longe da família e assim dificultando seu processo de ressocialização. 

Outro problema salientado pela vereadora é que o atual centro não possui ala exclusiva para o sexo feminino. 

"Com a construção do novo centro, além da internação na citada unidade socioeducativa, os adolescentes que cometerem atos infracionais poderão participar de cursos, de projetos culturais, esportivos e de inclusão. Outro motivo que torna imperiosa esta demanda é a esperança de que este centro socioeducativo, tão almejado pela população de Cáceres, possa diminuir a sensação de impunidade e com isso também a prática de crimes por jovens", argumenta. 

Acrescenta ainda que, para além da questão da segurança, o novo Socioeducativo vai trazer benefícios sociais à região, como a "geração de empregos aos que ali vão desempenhar suas funções e a ressocialização de jovens que só precisam de um norte para poderem se tornar cidadãos honestos e trabalhadores", enfatiza a parlamentar. 

A indicação de Valdeniria foi muito elogiada pelos demais parlamentares, que fizeram questão de assinar o documento em conjunto. Reforçam o pedido os vereadores Luiz Landim (presidente da Câmara), Lacerda do Aki, engenheiro Celso Silva, Flávio Negação, Pastor Júnior, Gerônimo Gonçalves e Isaías Bezerra. 

OUTRAS PROPOSTAS

Durante a sessão, a vereadora teve mais duas indicações aprovadas pelo plenário da Casa de Leis. Confira: 

- Solicita que seja encaminhado expediente ao Senhor Deputado Estadual Beto Dois a Um, solicitando uma visita ao Hospital Regional de Cáceres, para que possa conhecer as necessidades e demandas da unidade hospitalar, a fim de buscar e destinar recursos para a melhoria do atendimento da saúde para Cáceres e região (Ind. n° 345/23).

- Solicita do executivo municipal, através do setor competente que seja realizada a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Rodeio bem como a estruturação de mobílias e equipamentos da referida UBS no município de Cáceres/MT (Ind. n° 351/23).

 Todas as propostas da sessão ordinária desta semana podem ser conferidas aqui: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/348/

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres