Nova Mesa Diretora da Câmara de Cáceres toma posse nesta segunda-feira (16.01)

por Marcio Camilo da Cruz publicado 16/01/2023 11h20, última modificação 16/01/2023 11h57

Ocorre nesta segunda-feira (16.01), a partir das 19h30, sessão solene para a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Cáceres, que comandará os trabalhos do legislativo nos próximos dois anos (biênio 2023/2024). O evento será realizado no plenário da Casa de Leis, que fica na rua Coronel José Dulce, esquina com a General Osório. A sessão solene também será transmitida pelo canal da Câmara no Youtube.

Assumem o comando da Mesa os vereadores Luiz Landim (presidente), Pastor Júnior (vice-presidente), Marcos Ribeiro (1° Secretário), Lacerda do Aki (2° Secretário) e Manga Rosa (3° Secretário). Eles foram eleitos por unanimidade pelos demais colegas de parlamento, em sessão ordinária realizada no último dia 20 de dezembro.

Landim assume o lugar do professor Domingos dos Santos, que deixou a presidência da Casa de Leis depois de dois mandatos: 2017/2018 e 2021/2022. O sucessor afirma que sua gestão terá uma relação harmônica, mas, ao mesmo tempo, de independência do Poder Executivo. Isso significa, conforme o vereador: "estar junto com a prefeita Eliene Liberato, na hora de aprovar projetos de interesse da população, mas também reprovando leis, caso seja necessário".Vereador Luiz Landim.Foto: Reprodução

A Mesa Diretora é a responsável por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara de Cáceres.

Entre as competências do órgão, na parte legislativa, está a de propor projetos de resolução que criem, transformem ou extingam cargos, empregos ou funções na Câmara.

Já na parte administrativa compete à Mesa Diretora nomear, promover, comissionar, conceder gratificações, licenças, colocar servidor em disponibilidade, demitir ou aposentá-lo.

Também são obrigações da Mesa nomear comissões organizadoras para realização de concursos públicos; e encaminhar todo mês a movimentação financeira da Câmara para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres