MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA: Ouvidoria da Câmara de Cáceres publicada 2ª edição da Carta de Serviços aos Usuários (Veja)

por Marcio Camilo da Cruz publicado 08/03/2023 13h08, última modificação 08/03/2023 13h08

Você sabia que as reuniões das comissões da Câmara de Cáceres, que estudam os projetos de leis de interesse da sociedade, são abertas e que as pessoas podem participar? Essa e outras informações constam na 2ª edição da Carta de Serviços ao Usuário, que está disponível para download no site institucional da Câmara (caceres.mt.leg.br).

De fácil leitura e visual agradável, o documento dispõe sobre todos os serviços que são promovidos pelo parlamento cacerense em prol da população. 

"Todo cidadão é usuário do serviço público de alguma forma. Nessa carta tem que estar especificado qual é o serviço, a forma de acesso, qual é o prazo para o cumprimento e quais são as exigências do cidadão acessar determinados serviços" detalha Jefferson Blun, Ouvidor da Câmara de Cáceres. 

Ele salienta que a carta é uma exigência da Lei Federal 13.460, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários do serviço público. 

SOBRE A CARTA

O documento contém 28 páginas. Logo no texto de apresentação é informado que a Câmara de Cáceres tem aprimorado seus mecanismos de participação e transparência, e que a elaboração da segunda edição da carta vem justamente no sentido de “informar os cacerenses sobre os serviços prestados, contatos e formas de acesso ao Poder Legislativo". 

A carta também contém informações sobre a função e a composição da atual Mesa Diretora da Câmara (biênio 2023-2024). Há também informações sobre todos os vereadores e vereadoras da atual legislatura, bem como a forma de contatá-los, por meio de seus gabinetes. 

Quem acessar a carta também irá se inteirar sobre o organograma da Casa de Leis e seus respectivos setores, a exemplo Diretoria Geral, das secretarias Legislativas, de Administração, de Aquisição e Contratos, Contabilidade e Finanças e as secretarias de Imprensa, Patrimônio, Almoxarifado e Frotas. 

O documento também informa os objetivos das diferentes sessões que são promovidas pela Câmara, como as ordinárias, extraordinárias, secretas, solenes e itinerantes. No caso desta última, é o parlamento que vai até o povo, promovendo a sessão em locais diversos, como bairros e distritos. 

Também é explicado sobre o espaço da Tribuna Livre, que pode ser utilizado pela sociedade em geral (cidadãos, representantes de partidos políticos e de movimentos sociais), envolvendo assuntos de interesse da comunidade.  

O documento a íntegra pode ser conferido através do link: https://www.caceres.mt.leg.br/transparencia/carta-de-servicos-ao-cidadao


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres