MUDANÇA DE HORÁRIO: Sessões ordinárias da Câmara de Cáceres serão às oito da manhã

por Marcio Camilo da Cruz publicado 05/04/2023 10h33, última modificação 05/04/2023 10h33

A partir de segunda-feira (10.04), as sessões ordinárias da Câmara de Cáceres terão início às 8h. É o que consta na  resolução 01/2023, que foi publicada no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, que circula nesta quarta-feira (05). A mudança é com base na votação do substitutivo do projeto de resolução 02/2023, no último dia 13 de março, que alterou o horário das sessões ordinárias da Câmara, que, até então, eram realizadas sempre às 19h. A resolução não altera o dia da semana (segunda-feira) em que as quatro sessões ordinárias, por mês, são realizadas. 

A matéria gerou muita discussão entre os parlamentares. Os que votaram a favor alegaram que as sessões, no período noturno (19h), não têm contado com a participação popular, com exceção de votações polêmicas ou que envolvam classes trabalhistas. 

Eles também disseram que sessões em horários matutinos ou vespertinos abrem possibilidades para que outros públicos - a exemplo de estudantes do  ensino Fundamental e Médio - possam participar das sessões

Já os que votaram contra a mudança disseram que as sessões fora do período noturno irão inviabilizar a participação popular de um modo geral, principalmente dos trabalhadores, a exemplo de professores, enfermeiros e guardas municipais. 

Depois da intensa discussão, o projeto acabou sendo aprovado pela ampla maioria da Casa. Dos 14 parlamentares que votaram, apenas quatro foram contra a medida: Franco Valério, Manga Rosa, Cézare Pastorello e a vereadora professora Mazéh Silva. 

Já os favoráveis à mudança de horário foram: Marcos Ribeiro, Pastor Júnior, Professor Leandro Santos, Lacerda do Aki, Celso Silva, Valdeniria Ferreira, Rubens Macedo, Isaías Bezerra, Jerônimo Gonçalves e Flávio Negação, o autor da medida.  

O presidente da Câmara, Luiz Landim, não participou da votação, já que, pelo Regimento Interno do órgão, ele só vota projetos em caso de empate.


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres