NOITE DE GALA: Personalidades ressaltam a importância dos vereadores e vereadoras na sociedade
Os vereadores e vereadoras são os parlamentares em contato mais direto para atender as reivindicações populares. E essa foi a tônica dos discursos durante o evento em que se celebrou o Dia do Vereador, nesta terça-feira (08), no salão de eventos da Secretaria de Turismo e Cultura (Sematur) de Cáceres. A cerimônia contou com a animação da banda do Exército, diversas autoridades políticas e militares de Mato Grosso, além da entrega de títulos de cidadãos cacerenses para mais de 50 personalidades, pelos relevantes serviços prestados à cidade, conhecida popularmente como a "Princesinha do Rio Paraguai".
"O(a) vereador(a) é o parachoque da sociedade, que recebe todas as demandas da comunidade. A partir daí, ele ou ela fazem as ações junto aos demais poderes. Gostaria de parabenizar por esses dia a todos os vereadores e vereadoras do Brasil", destacou o presidente da Câmara de Cáceres, Domingos dos Santos, mais conhecido como Professor Domingos (PSB).
Quem também esteve no evento foi o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União Brasil). Um dos homenageados com Título de Cidadão Cacerense, Botelho ressaltou o desafio que é ser o representante político mais direto da população nas cidades.
"Olha, estou na política desde o início dos anos 80 e sempre digo: eleição mais difícil que tem é a de vereador. Todo mundo procura, em primeiro lugar, o vereador(a). É ele quem leva as reivindicações à prefeitura, leva para as assembleias, para os deputados transformar em emendas, em leis para o município. Eu diria que o vereador é o número um do parlamento nacional", enfatizou Botelho.
A prefeita Eliene Liberato (PSB), que também compôs a mesa de honra do evento, por sua vez, ressaltou o papel do parlamento junto à sociedade.
"O Dia do Vereador é muito importante. O Poder Legislativo é um poder que fiscaliza o Executivo, aprova projetos, cobra da prefeitura, mas, também, é um elo entre os dois poderes para que a gente possa avançar em projetos fundamentais para o município", disse a prefeita.
O vereador Rubens Macedo (PTB), um dos mais experientes parlamentares de Cáceres, em seu discurso, reforçou que o legislativo é um segmento muito importante para a sociedade, que representa a população cacerense, sendo respaldado através do voto nas urnas.
"Para mim é motivo de honra e alegria, mais uma vez, participar desse evento. Mais uma vez, agradeço a Comissão da Câmara Municipal de Cáceres por ter promovido essa grande festa", disse Macedo, que já foi presidente da Câmara nos anos 1990.
Noite de homenagens
O evento foi repleto de homenagens, em que os vereadores e vereadoras entregaram mais de 50 títulos de cidadãos cearenses às pessoas que escolheram o município para morar, constituir família e fazer história. Uma dessas figuras é o dentista Denis Marcelo Granado, que recebeu o Título de Cidadão Cacerense das mãos do vereador Celso Silva (Republicanos).
"Cáceres me recebeu há 26 anos. Recém formado, vim para cá, para ficar um ano, nas fileiras do Exército, e cá estou até hoje. Constitui minha família aqui. Hoje atuo na odontologia, como funcionário público municipal que sou, com muito orgulho. É uma cidade muito hospitaleira, de população muito simples no seu jeito de ser. A culinária peculiar, as suas belezas e seus encantos. Nossa Princesinha do Paraguai. Muito obrigado Cáceres. Eu sou muito feliz aqui e pretendo ficar nessa cidade todos os dias da minha vida", disse Denis emocionado.
Ao final da entrega dos títulos, foi oferecido um grande jantar aos convidados.
O evento também contou com animação da banda do Exército que tocou o Hino Nacional, músicas clássicas e populares.
Participaram da mesa de honra do evento o presidente da Câmara, Professor Domingos; a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho; a Gestora Geral do Fórum da Comarca de Cáceres, Odanil Cabelino; Eulália Melo, coordenadora da promotoria de Justiça; advogada Cibeli Simões, presidente da Subseção-OAB em Cáceres; tenente/coronel Leandro Pereira, comandante do C. Fron. Jauru/66° BI Mtz; Alessandra Alecrim, delegada Regional da Polícia Civil em Cáceres; tenente/coronel Óttoni Soares, do 6° Comando Regional da Polícia Militar; tenente Luciano de Oliveira, da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar; e o capitão/tenente da Marinha Sergio de Sales, da Agência Fluvial de Cáceres.
A data
Nacionalmente, o Dia do Vereador é comemorado todo ano em 1° de Outubro. Mas em Cáceres a festa foi prorrogada para o dia 8 de novembro, devido às eleições.
A data foi instituída por meio da Lei Federal 7.212, de 20 de julho de 1984. Uma curiosidade sobre a data é que ela foi criada em homenagem ao ex-imperador D. Pedro I. Foi ele quem estabeleceu as primeiras normas que regiam o cargo de vereador, a partir da Constituição de 1824, que foi oficializada pela Lei de 1° de outubro de 1828.
Outra curiosidade é que o Hino Nacional do Vereador foi composto pelo cacerense, o professor e advogado Ênio Maldonado (falecido há 14 anos), autor de vários livros e artigos para jornais.
As(os) vereadoras(os) desempenham um papel fundamental para o exercício pleno e fortalecimento da democracia.
Eles e elas são os representantes mais diretos do povo na política, sendo responsáveis por fiscalizar as atividades do Poder Executivo municipal (prefeituras).
Também são responsáveis por criar indicações e projetos de leis, com objetivo de melhorar a vida das pessoas, em áreas como: educação, segurança pública, infraestrutura, cultura, esporte e lazer.
Confira a fotos do evento AQUI
ERRATA: Na primeira versão do texto foi divulgado que os 15 parlamentares participaram do evento. Na verdade houve um equívoco de redação, já que foram 11 parlamentares que participaram do evento. Os vereadores Cézare Pastorello e Lacerda do Aki e a vereadora Mazéh Silva, não participaram da cerimônia. (matéria atualizada em 10.11.22, as 08h23)
Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres