PERÍODO CHUVOSO: Câmara aprova propostas de limpeza de córregos, patrola e cascalhamento das ruas de Cáceres
As vereadoras e vereadores estão preocupados com enchentes, inundações de casas e alagamentos de ruas e estradas que as chuvas vêm provocando em Cáceres, em especial, nos bairros mais periféricos e próximos do Rio Paraguai e seus afluentes, a exemplo do Jauru. O tema dominou boa parte das indicações parlamentares durante a sessão ordinária de segunda-feira (27.03).
O vereador Pastor Júnior, por exemplo, apresentou duas Indicações (241 e 242/2023) para que a Secretaria de Infraestrutura e Logística envie máquinas para fazer mutirão de limpeza, cascalhamento e patrolamento nos bairros Vista Alegre, Betel, Massa Barro, Cohab Nova, Jardim Padre Paulo, Residencial Jardim Aeroporto e Vila Nova.
Na mesma linha, o vereador Lacerda do Aki pede que o Executivo estabeleça um calendário de ações para patrolar e cascalhar as estradas rurais, bem como promover mutirão de limpeza dos córregos que cortam a cidade.
Vereador Manga Rosa também fez uma indicação para cascalhar e patrolar as estradas dos Assentamentos Paiol, Vale do Mangaval, Limoeiro e Laranjeiras.
Manga destaca que a proposta é de grande importância, não apenas para os moradores das comunidades rurais, como também para os moradores da zona urbana, tendo em vista a constante movimentação das pessoas de uma região para outra. "Na atual situação em que as estradas se encontram, está muito difícil o tráfego, causando transtornos aos condutores", disse o parlamentar.
Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade pelo plenário da Câmara. Agora, elas serão encaminhadas ao Poder Executivo para as devidas providências.
HOMENAGEM
Durante a sessão, o parlamento também aprovou, por unanimidade, o projeto de lei, de autoria da vereadora Valdeniria Ferreira, que nomeia a praça localizada no bairro Residencial Dom Máximo de Benedito Xavier de Souza Corbelino .
Coberlino, já falecido, era um ilustre morador do bairro Dom Máximo. Ingressou no Ministério Público em 1983 e atuou em diferentes comarcas, em cidades como Diamantino, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá. Em 1997 foi promovido a procurador de justiça. Tinha um carinho especial pelo bairro e seus moradores, e costumava fazer ações de arborização e trazer outras melhorias de infraestrutura para o bairro.
SESSÕES TELEPRESENCIAIS
Na sessão, as vereadoras e vereadores ainda leram uma série de projetos de leis, que serão colocados em votação na semana que vem.
Um deles, o Projeto de Resolução 5/2023, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, limita e estabelece condições para os parlamentares participarem das sessões de maneira online (telepresencial).
O projeto destaca que com o fim da pandemia de Covid-19 o sistema presencial tem que ser o prioritário, ficando o Sistema de Deliberação Remota Híbrida, mais como uma medida excepcional, destinada a viabilizar sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas.
No texto é ressaltado que os vereadores podem participar das sessões de maneira online, considerando algumas hipóteses, como no caso do parlamentar estiver fora de Cáceres a serviço, devidamente comprovado, ou representando institucionalmente a Câmara em outro município.
As sessões online também serão aplicadas em casos de tratamento de saúde, "quando for permitido pelo médico, através de atestado, a participação do(a) Vereador(a) na sessão telepresencial".
Todas as propostas debatidas durante a sessão ordinária podem ser conferida pelo link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/345/
Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres