PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA: Servidores da Câmara de Cáceres ‘vestem’ camisa da campanha Outubro Rosa

por Marcio Camilo da Cruz publicado 11/10/2024 13h29, última modificação 11/10/2024 13h29

Nesta sexta-feira (11/10), servidores e servidoras da Câmara de Cáceres vestiram suas camisetas da campanha Outubro Rosa, para mostrar a importância da prevenção ao câncer de mama, que não se restringe apenas a um mês do ano, mas deve ser um compromisso constante do Poder Público e da sociedade como um todo.

De acordo com a presidente fundadora do Cáceres Mama, Benice de Oliveira, o Outubro Rosa é um lembrete sobre a necessidade de conscientização e cuidados com a saúde. Ela destaca que o autoexame das mamas deve ser uma prática regular para todas as mulheres e para os homens também, pois o câncer de mama não escolhe gênero. Acrescenta que realizar o toque das mamas mensalmente pode ajudar a identificar alterações precoces, facilitando diagnósticos e tratamentos mais eficazes.

Os principais sintomas a serem observados incluem:

• Nódulos ou tumores palpáveis na mama ou região axilar.
  • Alterações na textura ou formato da mama, como inchaços ou irregularidades.
  • Secreção nos mamilos, como fluidos transparentes ou sangramentos.
  • Vermelhidão ou descamação da pele das mamas.

Benice reforça ainda que é crucial que, ao notar qualquer um desses sintomas, uma pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação mais aprofundada. A detecção precoce é a chave para um tratamento bem sucedido, conforme a presidente do Cáceres Mama, que também é assessora de gabinete na Câmara de Cáceres.

Ela enfatiza que as pessoas não podem deixar a conscientização apenas para outubro. “Vamos manter o apoio e os cuidados ao longo do ano, reforçando a importância de amar e cuidar da nossa saúde. A iniciativa da Câmara de Cáceres de se vestir de rosa é um lindo exemplo de união e comprometimento com uma causa tão significativa. Juntos, somos mais fortes na luta contra o câncer de mama!”, destaca.

Sec. Imprensa-CMC
Por Marcio Camilo