Projetos de leis, homenagens e papel social da PM: confira os destaques da sessão ordinária da Câmara de Cáceres desta segunda-feira (29.05)
Sessão ordinária da Câmara de Cáceres, na manhã desta segunda-feira (29.05), foi marcada por homenagens, presença da Polícia Militar, projetos de leis aprovados e mais de 40 proposituras (indicações e requerimentos) para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos cacerenses, em áreas como saneamento básico, educação, saúde, cultura e pavimentação asfáltica.
A sessão teve início com uma homenagem aos agentes do socioeducativo de Cáceres, que estão há mais de 10 anos atuando na ressocialização dos adolescentes na cidade. A entrega das moções de aplausos aos servidores foi uma iniciativa do vereador Jerônimo Gonçalves, e apoiada pelos demais colegas de parlamento.
Em seguida, a agricultora Taisa Justiano de Oliveira fez uso da Tribuna Livre para falar da importância da Agricultura Familiar na vida das pessoas. Ela destacou que o setor precisa de mais incentivo de recursos por parte do Poder Público, pois essas famílias do campo são as principais responsáveis por levar comida à mesa dos brasileiros e brasileiras.
Em relação aos projetos de leis, dois créditos adicionais foram aprovados às secretarias municipais de Educação e de Turismo e Cultura.
Para Educação, a Câmara aprovou a quantia de R$ 321 mil, como forma de viabilizar convênio a fim de garantir transporte escolar aos estudantes de Cáceres até o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizado na avenida do Ramieres, no Distrito Industrial da cidade. O convênio foi celebrado entre a prefeitura e o IFMT - Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo.
A Câmara também aprovou uma nota de pesar pelo falecimento de Nivaldo Ramos de Faria - que foi um dos mais importantes desportistas da cidade, ao realizar trabalho social e prática esportiva, através de escolinha de futebol, com crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes de Cáceres. A nota de pesar foi uma sugestão do vereador Manga Rosa (PSB).
A sessão ordinária foi encerrada com apresentação do comandante regional da Polícia Militar em Cáceres, coronel Óttoni Soares. Da tribuna da Câmara, ele mostrou o trabalho social que a PM tem feito, no sentido de se aproximar da população, em especial, dos moradores situados nos bairros mais distantes do centro, em que os índices de criminalidade são maiores.
Óttoni assumiu o comando regional em fevereiro passado. E, por conta do trabalho social que vem desenvolvendo, a população passou a ter uma nova percepção da PM, segundo os relatos de lideranças de comunidades e presidentes de bairro.
"A gente percebe, pelos depoimentos, que a visão que eles têm da Polícia Militar é totalmente diferente. Antes, a PM era vista como opressora, mas hoje é vista como uma parceira da comunidade. Isso é um grande feito", destacou o comandante Óttoni.
Ao final da apresentação, o coronel foi aplaudido de pé pelos parlamentares e pela população presente em plenário. O presidente da Casa de Leis, Luiz Landim (PV), fez questão de ressaltar o trabalho fundamental, na Segurança Pública, que tem sido feito pela PM em Cáceres.
Em nome de todos os vereadores e sociedade, agradecemos profundamente o que o senhor [coronel Óttoni] vem fazendo por nossas crianças, adolescentes e jovens. A PM vem salvando muitas vidas, tirando muitos jovens do mundo da criminalidade. Dito isso, quero ressaltar que o senhor pode contar com o apoio de todos os vereadores e vereadoras desta Casa de Leis", discursou Landim.
Todas as proposituras debatidas e aprovadas pelos vereadores e vereadoras durante a sessão ordinária desta segunda-feira (26.05) pode ser conferidas no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/360/
CONFIRA AS FOTOS DA SESSÃO ORDINÁRIA
Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres