Radialista Faquini destaca trabalho premiado da Câmara de Cáceres
O radialista Luizmar Faquini, que apresenta o programa Espaço Livre, da Rádio Difusora (102.3 FM), fez elogios ao trabalho desenvolvido atualmente pela Câmara de Cáceres, durante a programação na manhã desta segunda-feira (20/01). Ele detalhou que o Legislativo passou por um processo de amadurecimento e que hoje "vemos uma câmara premiada", salientou o comunicador.
Faquini fez referência ao Selo Diamante de qualidade da transparência pública, que a Câmara de Cáceres recebeu da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A certificação - conferida pelo trabalho realizado ao longo de 2024 - coloca a casa legislativa como a segunda câmara mais transparente de Mato Grosso, entre as 141 analisadas.
Essa foi a segunda vez, de maneira consecutiva, que a Câmara de Cáceres é reconhecida em todo Estado por sua transparência. Em 2023, ela foi agraciada com o Selo Ouro, e, em 2024, com o Selo Diamante, o que demonstra um trabalho constante e crescente na divulgação dos atos e processos legislativos aos cidadãos e cidadãs cacerenses.
A Câmara passou por um rigoroso critério de avaliação que lhe conferiu a certificação Diamante. Alguns dos itens observados pela Atricon foram: se o órgão transmite suas sessões ordinárias, se divulga sua estrutura organizacional, as receitas e despesas, se publica atos normativos, licitações, pregões editais na íntegra dos concursos públicos, bem como um tabela de relação contendo nomes e o quantitativo de diárias pagas aos servidores e vereadores dentro e fora do Estado.
Em nível nacional, a Câmara de Cáceres está entre os 579 órgãos públicos que receberam a certificação Diamante de um universo de 7.370 web portais avaliados, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em todo país.
Os dados são do Portal Radar da Transparência Pública, da Atricom.
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC