REFERÊNCIA NA REGIÃO OESTE: Câmara de Cáceres recebe visita técnica de comitiva de vereadores de Cacoal-RO

por Marcio Camilo da Cruz publicado 23/10/2024 14h19, última modificação 23/10/2024 14h19

A Câmara de Cáceres recebeu, na manhã desta quarta-feira (23/10), visita técnica de vereadores do município de Cacoal, do Estado de Rondônia. Eles vieram se inteirar do funcionamento do órgão, que é tido como referência em processos administrativos e legislativos da região Oeste de Mato Grosso.

O ponto alto de interesse dos vereadores cacoalenses foi o PL 020/22, que resultou na lei de criação da Guarda Municipal Patrimonial de Cáceres.

O presidente da Câmara de Cáceres. Luiz Landim, explicou que criação da lei permitiu ampliar o trabalho da Guarda Municipal em todos os aspectos no que se refere ao zelo do patrimônio público, como escolas, creches, unidades de saúde, praças, parques, jardins e cemitérios, bem como os locais abertos à utilização pública de modo geral.

Edimar Kapiche, um dos vereadores de Cacoal, comentou que ficou impressionado com a presença da Guarda Municipal nos locais públicos de Cáceres. "Até agora não vimos uma viatura da PM [Polícia Militar] passar por aqui [centro da Cidade]. Isso é sinal da atuação, do cuidado e atenção que a GM tem pelo patrimônio e população da cidade", destacou Kapiche.

Ele disse que pretende absorver muito do modelo da Guarda Municipal de Cáceres em Cacoal, cujo projeto de lei de instituição da guarda está na iminência de ser aprovado no município. Atualmente, a cidade possui os vigilantes patrimoniais, e a classe tem lutado para mudar sua nomenclatura para Guarda Municipal, assim como aconteceu com os guardas em Cáceres.

A comitiva de vereadores de Cacoal também se inteirou das políticas públicas relacionadas ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Cáceres.

Além de Kapiche, também participaram da reunião, representando o município de Cacoal, os vereadores Ezequiel Câmara, Magnison Mota e Luiz Fritz.

Já do lado cacerense, além do presidente Landim, também participaram do encontro os parlamentares Professor Domingos, Manga Rosa, Isaías Ribeiro, Pastor Júnior (vice-presidente da Câmara) e Valdeníria Dutra. além de representantes da guarda municipal e demais assessores e servidores da Câmara de Cacoal.

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres