REFERÊNCIA REGIONAL : Servidores de Quatro Marcos conhecem sistema digital de tramitação de documentos na Câmara de Cáceres
A Câmara de Cáceres recebeu, na manhã desta quinta-feira (8/2), a visita de servidores da Câmara de São José dos Quatro Marcos, que vieram conhecer o sistema de tramitação dos documentos na Casa de Leis. Projetos de leis, normativas, decretos, ofícios internos, praticamente todo o processo é feito de maneira digital no parlamento cacerense.
"O que motivou a nossa vinda aqui é a migração dos nossos processos físicos para o digital. Sabemos que a Câmara de Cáceres é referência no assunto, tanto que, recentemente foi contemplada com o Selo Ouro de Transparência Pública, pelo TCE, e a gente veio em busca de boas práticas", destacou Gildomar Alves, servidor de carreira contador da Câmara de Quatro Marcos.
A visita foi guiada pelo diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres, o servidor Henrique Barcelos. Ele explicou todas as etapas de tramitação digital dos documentos na Câmara. Os visitantes também passaram em todos os setores internos do órgão, em que tiveram a oportunidade de conversar com os demais servidores, para saber das vantagens do processo digital.
"Eu acredito que mais de 90% dos documentos da Câmara de Cáceres são digitais. Isso otimizou os trabalhos, dando muito mais agilidade em questões que envolviam a assinatura e despacho dos documentos, por exemplo", comentou Barcelos.
Uma das ferramentas utilizadas pelo parlamento cacerense é o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Ele é responsável por tramitar toda a ação que é feita pelos vereadores e vereadoras, e, isso envolve projetos de leis, indicações, requerimentos, decretos, além das matérias que são enviadas pelo Poder Executivo. A ferramenta foi desenvolvida pelo Interlegis, um programa do Senado Federal, e pode ser implantada gratuitamente pelas câmaras municipais em todo país.
Sobre o SAPL, Barcelos disse aos colegas de São José dos Quatro Marcos que se trata de uma ferramenta muito dinâmica e intuitiva, podendo ser ajustada de acordo com a realidade de cada câmara. Acrescentou que o sistema possibilita a transparência pública de forma plena, em que a população pode acompanhar a tramitação de um projeto de lei do início ao fim.
Gildomar ressaltou que foi surpreendido pela agilidade da tramitação dos documentos na Câmara de Cáceres. “O que absolvemos aqui vai agregar muito aos processos da Câmara de São José dos Quatro Marcos", concluiu o contador Gildomar, que estava acompanhado do colega Carlos Tadeu Mello - diretor Executivo do órgão.
Os servidores de Quatro Marcos também foram recepcionados pelo presidente da Câmara de Cáceres, vereador Luiz Landim e pelo diretor da Secretaria de Imprensa do órgão. Joel Cordeiro.