Requerimento busca informações sobre fila para exames de mamografia e possível contratação de empresa para atendimento da demanda excedente

por imprensa — publicado 08/07/2022 12h05, última modificação 11/07/2022 09h50

Um requerimento aprovado na última Sessão Ordinária, no dia 4, solicita da Secretaria de Saúde informações sobre quantas mamografias são realizadas no município diariamente, qual a demanda restante, e a viabilidade de contratar empresa terceirizada para realizar os exames restantes e eliminar a fila de espera.

O Vereador Odenir Nery Gás e Água, autor do requerimento que posteriormente foi assinado também pela Vereadora Mazéh Silva, enfatizou que a resposta da nova Secretária provavelmente chegará depois de sua saída da Câmara - o Vereador Leandro dos Santos será reempossado como titular a partir do dia 24 de julho.

Por conta disso, Odenir solicitou aos colegas apoio para a busca destas informações até que todas as dúvidas sejam esclarecidas, incluindo a possibilidade de firmar contrato com empresa terceirizada para resolver a demanda excedente de exames.

A Vereadora Mazéh relatou os muitos pedidos de mulheres que têm solicitado fazer os exames, e mencionou a luta da antiga Secretária de Saúde, Elis Fernanda de Melo, para agilizar a fila.

Na gestão passada, segundo a Vereadora, em muitos casos a paciente esperava tanto para ser autorizada a fazer o exame que já havia vindo a óbito quando da liberação.

O Vereador Luiz Landim parabenizou Odenir pela indicação, e explicou haver dois mamógrafos em Cáceres, sendo um público localizado no Hospital Regional e um na rede particular.

Contudo, ele acreditava não haver fila para mamografias, sendo possível que a regulação do município tenha cometido erros ou os aparelhos tenham enfrentado defeitos. Ele afirmou que irá analisar a situação.

Leia o requerimento: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4955/requerimento_-_002_exame_de_mamografia.pdf