Resumo da 67ª Sessão Ordinária - 11/07/2022
O público pode acompanhar os trabalhos ao vivo presencialmente, no Plenário da Câmara, ou online em nossas páginas oficiais no YouTube e Facebook. As Sessões ficam lá registradas e podem ser reassistidas na íntegra a qualquer momento.
Abaixo, você lê um resumo do que aconteceu na noite de segunda-feira - leia aqui a lista completa de proposições aprovadas na Sessão e assista aqui ou aqui ao vídeo da transmissão ao vivo, com todas as manifestações e discussões dos vereadores.
==
Na TRIBUNA LIVRE, espaço aberto para manifestações da sociedade civil antes do início das Sessões, dois representantes da Policia Militar de Cáceres, Tenentes Coronéis Ottoni e Luiz Marcelo, discorreram sobre a produtividade da Polícia Militar de Cáceres e sobre as irregularidades e crimes no trânsito da cidade.
Ottoni falou, primeiramente, sobre as constantes reivindicações para que a Polícia Militar resolva todos os crimes e irregularidades da cidade. Ele considera haver falta de conhecimento da sociedade quanto à competência de cada poder e a hierarquia para a manutenção da ordem.
Segundo o policial, há, primeiro, a lei como norteadora do que se pode ou não fazer; Em seguida, as diversas polícias de Cáceres (Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental) fiscalizam, com auxílio do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Judiciário e sistema prisional. Ottoni conclui, portanto, que não se pode cobrar soluções apenas da PM.
O Coronel informou que a instituição apreendeu, neste ano até o momento, 85 armas de fogo - o triplo em relação ao mesmo semestre de 2021. A Polícia Militar, segundo Ottoni, vem encontrando dificuldades com tribunais superiores fragilizando a ação policial, e sugeriu uma reunião com Vereadores para falar sobre segurança pública, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14).
Ao longo de quase quatro horas e meia de Sessão, os Vereadores apreciaram e aprovaram cerca de 35 proposições, com destaque para a aprovação de dois Projetos de Lei que autorizam a destinação de 2 milhões 228 mil reais para a Secretaria de Educação, através da abertura de créditos adicionais especiais.
O objetivo das proposituras é cobrir despesas com o transporte escolar e a aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos para as instituições municipais de ensino, além de realizar a construção, reforma e adequação de prédios escolares e a capacitação de professores.
Também foi aprovado um Projeto de Lei que institui o Programa Nota Cacerense, através do qual o consumidor, ao solicitar a nota fiscal de compras feitas no comércio local, poderá concorrer a prêmios em sorteios realizados periodicamente.
Além disso, com a emissão das notas fiscias, os prestadores de serviços serão incentivados a estarem em dia com a documentação de seus empreendimentos e com os pagamentos de tributos municipais.
Destacamos ainda a aprovação das seguintes proposições:
- REQUERIMENTO para que a Secretaria de Infraestrutura e Logística encaminhe lista com todas as obras paralisadas no município, além do motivo para paralisação, prazo previsto de retorno e se está havendo deterioriação dos imóveis em reforma;
- INDICAÇÕES de pagamento das diferenças salariais de maio e junho aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), de acordo com o novo piso das categorias, além do processamento da folha salarial de julho com o novo valor;
- REQUERIMENTO para que a Autarquia Águas do Pantanal encaminhe, em caráter de urgência, documentos esclarecendo o recente aumento de 39,76% na tarifa de água;
- SOLICITAÇÕES de patrolamento e cascalhamento da rua Copacabana, no bairro Jardim Padre Paulo; da Rua Jambo, no bairro DNER; da Avenida Dormevil Farias, no trecho após a BR 070; e de todo o bairro São Lourenço;
- INDICAÇÕES de melhorias na comunidade da Corixa, com construção de um posto de saúde e aquisição de materiais pedagógicos para a escola Marechal Rondon;
- PEDIDOS de instalação de base Policial Militar nos Distritos de Vila Aparecida e Nova Cáceres.