REUNIÃO: Câmara e autoridades debatem soluções para uso indevido das praças públicas na cidade

por Marcio Camilo da Cruz publicado 13/02/2025 14h09, última modificação 13/02/2025 14h09

Autoridades e população se reuniram na Câmara de Cáceres, na noite desta quarta-feira (12/2), para discutir o uso adequado das praças públicas da cidade.

Feirantes e moradores reclamam que algumas praças se transformaram em reduto de usuários e traficantes de drogas. Acrescentaram que ameaças, assaltos e até homicídios tem ocorrido nesses espaços.

Nesse sentido, uma das praças mais debatidas foi a do bairro Cavalhada 1, onde ocorre a tradicional feira gastronômica e cultural, todas as terças e quintas à noite.

A associação dos feirantes da praça da Cavalhada relata que está perdendo clientes devido a essas pessoas que estão fazendo mau uso do espaço.

Reunião uso adequado das praças (12.02.25)_CRED_Sec. Imprensa_CMC

Vereadores e promotores públicos pontuaram que se trata de um caso de segurança pública, mas também de saúde e social. Que o caso é complexo e que as medidas têm que ser bem pensadas e tomadas com cautela, para não configurar uma prática de “limpeza social”, que pode ocorrer em crime.

Depois de uma série de relatos dos populares e de posicionamentos dos vereadores e autoridades presentes, os participantes deliberaram as seguintes ações para tentar mitigar ou até mesmo resolver definitivamente o problema:

- Palestras periódicas nas escolas de prevenção às drogas;

- Elaboração de uma indicação parlamentar ao Executivo solicitando um termo de Cessão de Uso para que a praça da Cavalhada fique sob a responsabilidade da Associação dos Feirantes;

- Uma ação em conjunto da Câmara e do Ministério Público para fazer uma reunião política com o Governo do Estado e os deputados estaduais, com objetivo de implantar um centro de tratamento de dependentes químicos na região de Cáceres;

- Possibilidade de policiamento permanente na praça da Cavalhada 1

A reunião foi mediada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). Ele disse que as deliberações serão encaminhadas à prefeita Eliene Liberato, numa próxima reunião que está agendada para terça-feira (18). Além de representantes da Câmara, a reunião com a prefeita contará com a participação de autoridades do Ministério Público, da Polícia Militar, da Assistência Social e de um representante da Associação dos Feirantes da Praça da Cavalhada 1.

Reunião uso adequado das praças (12.02.25)_CRED_Sec. Imprensa_CMC

A reunião na Câmara contou com a presença do 2° e 3° secretários da Mesa Diretora, vereador Cézare Pastorello (PT) e Pacheco Cabeleireiro (PP), respectivamente; e o vereador Jerônimo Gonçalves (PL).

De autoridades participaram: os promotores do Ministério Público em Cáceres, Saulo Martins (1ª Promotoria Cível) e Fabison Miranda (3ª Promotoria Criminal), o tenente-coronel do 6° Batalhão de Polícia Militar de Cáceres, Vanilson da Silva, a conselheira tutelar Viviane Silva e a assistente social do município, Jaqueline Leite.

Reunião uso adequado das praças (12.02.25)_CRED_Sec. Imprensa_CMC

 

Reunião uso adequado das praças (12.02.25)_CRED_Sec. Imprensa_CMC

Reunião uso adequado das praças (12.02.25)_CRED_Sec. Imprensa_CMC

ACESSO A GALERIA COMPLETA DE FOTOS DO EVENTO


Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC