REUNIÃO DA CONCELL: População reclama de falta de energia, postes precários e contestação em cartório

por Marcio Camilo da Cruz publicado 21/07/2023 11h13, última modificação 21/07/2023 11h13

A população compareceu em peso na Câmara de Cáceres, na noite de quinta-feira (21.07), para acompanhar a reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso (CONCEEL/MT). O encontro teve como objetivo ouvir os reclames de moradores de diferentes bairros, referente ao serviço de distribuição de energia na cidade, e, assim, poder aperfeiçoá-lo. 

Os vereadores e vereadoras participaram da reunião, para servir como canal de diálogo entre a população e a Energisa - empresa concessionária do serviço de distribuição de energia elétrica em todo Mato Grosso. 

Durante o encontro, os moradores e moradoras da cidade tiveram a oportunidade de pontuar diversos problemas, como: fatura da conta de luz muito cara, contestação em cartório, por atraso no pagamento da fatura; fiação de rede elétrica antiga, postes precários e falta de energia por horas, às vezes, dias.

Uma das questões que mais repercutiram na reunião foi o problema enfrentado pelos moradores e moradoras do Distrito do Caramujo, a cerca de 35 km distante do centro de Cáceres.

A localidade sofre com problema de regularização fundiária, e parte dos loteamentos não possuem a instalação de rede elétrica. Diante da necessidade, muitos fazem a extensão da rede, que é uma forma provisória para se obter energia. Essa extensão, embora seja de conhecimento da Energisa, não é o tipo de procedimento mais adequado. 

Para o presidente da Câmara, vereador Luiz Landim (PV), a rede de energia só chegará de maneira plena aos moradores do Caramujo, quando a prefeitura - e os proprietários dos lotes - resolverem a questão fundiária do distrito. 

"Cáceres é uma cidade em que não há um plano diretor vigente. Isso atrapalha muito, porque qualquer pessoa acha que tem o direito de ter uma chácara, um sítio, e de lotear esses espaços. E o Plano Diretor vai dizer: 'olha, a obrigação de fazer isso é do proprietário ou é do órgão público", disse o parlamentar. 

Landim enfatizou que o problema de energia no Caramujo só será resolvido  quando o distrito estiver todo documentado. 

"Se a prefeitura for abraçar a causa de fazer a energia chegar até lá, ela vai ter um custo. Essa Casa de Leis tem que chegar até o Executivo, pedir a urgência da regularização do Reurb no Caramujo. Acredito que as pessoas do distrito vão abraçar. Vão querer pagar o IPTU e ter a escrituração de suas casas", enfatizou. 

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De modo mais prático, o vereador Leandro Santos (UNIÃO) sugeriu que a Câmara, através do presidente Landim, elabore uma documentação, em conjunto com os moradores, solicitando à prefeitura uma extensão de rede de energia regularizada para o distrito.

"Fazer a documentação e sentar junto com a prefeitura, porque não é tão fácil, pois muitos não têm acesso a internet. São pessoas que percorreram quase 40 km, e não dá para ficar nesse jogo de empurra-empurra", disse  o vereador. 

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CONTESTAÇÃO EM CARTÓRIO

Outro problema trazido pelos vereadores, a partir de demandas populares, foi a contestação em cartório, por parte da Energisa, pelo não pagamento da fatura. 

"Quando deu 30 dias do não pagamento é contestado. E a conta do cartório é maior do que a conta de luz. As pessoas mais humildes estão pedindo a possibilidade da Energisa notificar de uma maneira diferente. Porque, quando vai para o cartório, é aí que a pessoa não consegue pagar mesmo", disse a vereadora. 

O representante institucional da Energisa na reunião, Aloísio Faleiros, explicou à vereadora que a empresa busca ao máximo evitar a contestação em cartório. Mas, por outro lado, o protesto "é parte do negócio", sendo uma maneira da empresa recuperar suas receitas.

"É difícil fazer um compromisso de não seguir com o protesto, pois a empresa precisa se sustentar. Mas, a gente tenta evitar ao máximo a suspensão. Temos programa de parcelamento até com cartão de crédito, e fazemos de tudo para não chegar a esse ponto, para que o contribuinte fique adimplente junto a concessionária", disse. 

A reunião também contou com a presença do vereador Isaías Ribeiro (Cidadania). Ele salientou ser fundamental esses tipos de encontros. "A comunidade, às vezes, não consegue  chegar até a diretoria da Energisa para expor os anseios. Então, parabéns ao CONCELL e a  Câmara, por fazerem essa aproximação".

Durante o encontro também estiveram presentes todos os conselheiros da Concel, nas áreas Residencial, Comercial, Rural, Industrial e Pública, além do secretário de Administração do município, Wilson Kishi, que representou a prefeita Eliene Liberato durante o evento. 

Ao final da reunião, a Energisa elaborou uma ata com todas as reclamações dos moradores, para, em um segundo momento, buscar resolver as demandas. 

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Por Marcio Camilo

Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres