REUNIÃO NA CÂMARA: Secretário de Estado autoriza criação de mais turmas para cursos na Escola Técnica de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 28/06/2024 12h48, última modificação 28/06/2024 12h48

Hospital Universitário. Mais turmas para os cursos de Técnico em Enfermagem e Análises Clínicas e a implantação do curso de Órteses e Próteses. Essas foram as pautas discutidas entre o presidente da Câmara de Cáceres, Luiz Landim, e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, em reunião, na manhã desta sexta-feira (28.06), no gabinete da presidência da casa de leis. 

As demandas foram solicitadas por Landim, com entendimento dos demais parlamentares   da câmara. 

Na primeira pauta, foi pedido ao secretário a criação de um Hospital Universitário, por meio de uma parceria entre Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e o Hospital Regional São Luiz.

Landim destacou a importância do empreendimento, que vai resultar em várias especializações, e isso será bom tanto para os estudantes e principalmente para a população cacerense. 

O secretário Kardec sinalizou positivo para a criação do Hospital Universitário. Disse que vai conversar com a reitora da Unemat, Vera Lucia Maquêa, no sentido de colocar a obra no orçamento do Estado. 

"O Governo do Estado está investindo em muitos hospitais regionais e aqui, em Cáceres, que já está consolidado um grande hospital e uma faculdade de medicina pública, acho que o caminho é a medicina encampar o hospital na cidade", disse.

MAIS CURSOS

Kardec também sinalizou positivo para a segunda pauta da reunião, que tratou da possibilidade de aumentar o número de vagas nos cursos de Técnico em Enfermagem e de Análises Clínicas, da Escola Técnica Estadual de Cáceres. 

Na ocasião, o secretário afirmou que o Governo do Estado já autorizou a criação de mais uma turma para os dois cursos, o que irá dobrar a oferta aos estudantes de Cáceres e região. 

CURSO ESPECIAL 

Quanto à terceira pauta, sobre a implantação do curso de Órteses e Próteses, também na Escola Técnica, Kardec entende que o pedido é viável e necessário, por Cáceres ser referência no assunto. 

"Houve uma oficialização do pedido do presidente Landim e da Câmara Municipal como um todo, que a gente  fizesse uma análise de um curso de órteses e prótese, uma vez que aqui é um centro de referência importante. Temos o Centro de Reabilitação em Cáceres e já autorizei a nossa diretora [da Escola Técnica, Zulema Figueiredo) a fazer uma pesquisa e um orçamento sobre uma turma especial com 50 vagas. Mas eu preciso fazer uma consulta prévia se esse curso terá demanda. Existindo a demanda e o orçamento, no caso, quanto custaria esse curso, nós vamos colocá-lo no orçamento de novembro e dezembro, e no começo do ano que vem nós teremos essa oferta", asseverou. 

Além de Landim, participaram da reunião com o secretário Kardec os vereadores Rubens Macedo e Manga Rosa.

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa Câm. Cáceres