SESSÃO ORDINÁRIA: Câmara debate melhorias na fila de espera do SUS e tarifa social de água e esgoto
Tarifa social para conta de água, demandas populares na Tribuna Livre, informatização da saúde e homenagens a Adilson Reis. Essas foram algumas das pautas que movimentaram a sessão ordinária da Câmara de Cáceres, na manhã desta segunda-feira (10/2).
Ao todo, o Legislativo debateu e aprovou mais de 30 proposituras, entre indicações e requerimentos ao Poder Executivo, sugerindo melhorias em diferentes áreas do município, como educação, saúde, saneamento básico, infraestrutura, cultura e lazer (confira a pauta na íntegra no final da matéria).
Na saúde, foi aprovada a indicação que pede a informatização do setor de Regulação de exames e cirurgias de pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde] em Cáceres. Um dos objetivos da medida é a transparência e segurança no processo, tendo em vista que - com a implantação das medidas - a pessoa poderá visualizar em tempo real sua posição na fila de espera, “eliminando incerteza e desconfianças”.
Também foi aprovada por unanimidade a indicação que prevê aplicação da tarifa social na conta de água às famílias mais carentes do município, com renda de até um salário mínimo.
Todas as indicações e requerimentos aprovados serão enviadas para análise e possível implementação por parte da prefeitura, que tem o prazo máximo de 30 dias para responder às questões.
ENTUSIASTA DA ZPE
A sessão também contou com homenagens ao engenheiro civil Adilson Reis, que faleceu na semana passada, aos 76 anos.
Na oportunidade, o pleno da Câmara aprovou moção de pesar pela memória de Reis e também apresentou uma propositura para que a ZPE [Zona de Processamento e Exportação] receba o nome do engenheiro, que foi um dos principais entusiastas no Estado pela instalação do empreendimento em Cáceres. A indicação - assinada por todos os vereadores e vereadoras - será encaminhada à Assembleia Legislativa para avaliação e deliberação dos deputados e deputadas estaduais.
POVO FALA
Na Tribuna Livre, seu Ivo Mareco, liderança comunitária do bairro Espírito Santos, cobrou do Poder Público o cascalhamento das ruas do bairro, como forma de melhorar o tráfego de carros e dos moradores na região, e para que os serviços públicos cheguem até a comunidade.
"As ruas estão intransitáveis. Lama, lagoas... tem rua que não tem como passar. Saúde, polícia, não têm condições de entrar lá", disse.
FIQUE POR DENTRO
Todas as proposituras da sessão ordinária desta semana pode ser conferidas no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/509/
A sessão também ficou registrada na página oficial da Câmara no Youtube, podendo ser assistida a qualquer momento. Confira o link: https://www.youtube.com/watch?v=_IMn_UMlFE4
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC