SESSÃO ORDINÁRIA: Vereadores aprovam projetos e debatem soluções para os problemas de Cáceres
Dezenas de proposições entre projetos de leis, indicações e requerimentos foram debatidos na sessão ordinária da Câmara de Cáceres, nesta segunda-feira (04/11). A sessão também contou com a posse de Nael Sonoque, que assume como vereador titular, no lugar de Flávio Negação, que estará de licença das atividades parlamentares por 30 dias. Ao final da sessão, alguns vereadores utilizaram a tribuna, no expediente da "Explicação Pessoal", para falar das necessidades do município.
Ao todo, entre PLs, indicações e requerimentos, a Câmara debateu 25 proposituras. Foram situações em que os parlamentares propuseram melhorias em áreas como saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura, esporte, lazer e cultura.
Já os projetos de leis envolveram assuntos como doação de terrenos ao município, bem como a abertura de crédito adicional especial à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no valor de R$ 120 mil.
O PL tem como objetivo adquirir o imóvel destinado a práticas esportivas da comunidade, conhecido como "Campo do Areal", situado no bairro Joaquim Murtinho.
Cerimônia de Posse
No início da sessão, ocorreu a posse do suplente Nael Sonaque, como vereador titular. Ele assume o cargo por um período de 30 dias, no lugar do vereador Flávio Negação, que se licenciou em 1° de novembro para tratar de assuntos pessoais.
Em seu discurso, Sonaque lembrou de sua trajetória humilde e agradeceu aos amigos, eleitores e familiares pelo apoio em sua disputa por um cargo na Câmara de Vereadores, na recente eleição municipal.Ao lembrar da mãe, já falecida, Sonaque não conteve a emoção: "Minha mãe não está aqui hoje. Mas tenho certeza que, de onde estiver, do lado do pai, está feliz por esse dia de hoje", disse com os olhos marejados e voz embargada.
Sonaque também falou sobre como pretende atuar na Câmara. Uma de suas principais bandeiras será a garantia de direitos e mais políticas públicas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nael Sonaque é natural de Cáceres, tem 45 anos e é morador do bairro do Junco. É servidor público estadual, casado e pai de dois filhos. Na área acadêmica é formado em Geografia e possui pós-graduação em Turismo.
"Explicação Pessoal"
No uso do expediente da Explicação Especial, ao final da sessão, vereadores utilizaram o espaço para abordar temas de livre escolha. A maioria dos assuntos envolveu problemas da cidade, em diferentes áreas, e busca de soluções para resolvê-los.
Na parte de infraestrutura, o vereador engenheiro Celso Silva alertou a prefeitura quanto a necessidade de intensificar a limpeza dos córregos, bueiros e bocas de lobo, devido as chuvas mais intensas que se avizinham: "Teremos alagamentos novamente em Cáceres, se não fizermos isso", disse.
Nesse sentido, o vereador Manga Rosa comentou que recebeu reclamação de moradores do bairro Novo Junco dizendo que equipes da prefeitura estão limpando os canais fluviais, mas deixando toda a sujeira nas laterais: "retiram o lixo, a lama, mas ficam semanas na lateral. Que a secretaria de infraestrutura possa tomar providências o mais rápido possível em relação a isso", pediu ao secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira, que acompanhava, da plateia, a sessão ordinária desta segunda-feira (04/11).
Na área do meio ambiente, o vereador Franco Valério salientou suas preocupações em relação aos detritos jogados no Rio Paraguai ao longo do ano. Ele também entende a necessidade de um requerimento - proposto pela Câmara - cobrando informações de um recursos de R$ 100 milhões que seriam oriundos do programa BID Pantanal. Conforme Franco, tais recursos seriam fundamentais para resolver, de modo estrutural, a falta de saneamento básico em Cáceres, que tanto afeta o Rio Paraguai.
Já na área de inclusão, a vereadora Valdeníria Dutra fez o uso da palavra para comentar sobre o curso de autismo para educadores, que percorreu diversos municípios de Mato Grosso, inclusive em Cáceres. Ela destacou que a capacitação foi uma "jornada de aprendizado, troca de experiências e inclusão".
A pauta da sessão pode ser conferida na íntegra pelo link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/480/
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC