ÚLTIMO DIA DE EVENTO: Vereadores e suplentes se impressionam com capacidade técnica dos servidores da Câmara de Cáceres
Vereadores e suplentes eleitos elogiaram as palestras promovidas pelos servidores da Câmara de Cáceres durante o evento de capacitação técnica, que ocorreu nesta quarta (6) e quinta-feira (7/10), no plenário da casa de leis.
O evento serviu para ambientar aqueles que irão ocupar o cargo pela primeira vez, quanto ao funcionamento interno, processos legislativos e administrativos da Câmara. Além disso, as palestras atualizaram e trouxeram novidades aos vereadores reeleitos.
"Foi excelente receber esse treinamento da Câmara Municipal para que a gente possa estar atuando em prol da sociedade, com a responsabilidade social que o cargo exige", disse o vigilante Marcelo Renato, que foi eleito vereador suplente pelo Partido Progressista (PP), na eleição municipal de outubro passado.
Ele também disse que ficou impressionado com a capacidade técnica dos servidores do legislativo cacerense, em explicar assuntos mais burocráticos de forma compreensível e didática: "foi muito proveitoso. Tanto os vereadores eleitos quanto os servidores estão de parabéns por colocar seus nomes à disposição do povo", ressaltou.
Quem também saiu transformado do evento foi o empresário Wilton Marques Duarte, o "Bocão do Grellas", também eleito vereador suplente pelo Partido Liberal (PL).
A novidade para ele foi conhecer o organograma da Câmara, a função dos setores e de como eles estão organizados e hierarquizados.
"Todas as palestras foram muito importantes. Mas, o que mais me chamou a atenção, que eu não tinha esse conhecimento, foi o organograma da Câmara, como funcionam os processos internos e a organização do que tem que acontecer em cada momento para que as discussões dos parlamentares se tornem uma prática e beneficiem a população no dia-dia", avaliou.
Ele também parabenizou a Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres "por ter realizado um evento dessa importância". "Saímos com muito conhecimento agregado e mais familiarizado sobre o funcionamento do legislativo cacerense", enfatizou.
PALESTRAS
O segundo e último dia de evento - ocorrido nesta quinta (7) - contou com mais oito palestras que foram proferidas ao longo da manhã.
A primeira foi com o tema "Funcionamento e Estrutura Organizacional da Câmara", ministrada por Charles Finney Dalbem, diretor Geral; e Poliani Aparecida Otil da Silva, diretora do Recursos Humanos.
Charles fez um panorama geral do organograma da Câmara, explicando a função de cada setor e a maneira como eles estão interconectados dentro da estrutura organizacional da casa legislativa.
Já Poliani abordou situações como a estrutura dos gabinetes dos vereadores, salários, subsídios e verba indenizatória.
PROCESSO LEGISLATIVO
Em seguida veio a palestra "Processo Legislativo", proferida pelo servidor diretor da Secretaria Legislativa, Joel Xavier.
Ele falou sobre os tipos mais comuns de proposituras que tramitam na Câmara (indicações, requerimentos, projetos de leis e título de cidadão cacerense), discorreu sobre as comissões permanentes da casa, bem como os diferentes tipos de sessões do órgão (sessões preparatórias, ordinárias, extraordinárias, solenes e as sessões itinerantes).
ORÇAMENTO DA CÂMARA
Já os servidores Cláudio Sonaque, diretor da Secretária de Contabilidade e Finanças; e a contadora Claudia Yoshida, deram um panorama geral sobre orçamento público, bem como os recursos que estão disponíveis à Câmara de Cáceres para o ano que vem, a partir do repasse do duodécimo.
Eles também falaram sobre as despesas correntes e de capital do órgão, bem como os limites constitucionais a respeito dos gastos com pessoal, que não podem ultrapassar o patamar de 70% do orçamento da casa legislativa.
CERIMONIAL
Na palestra sobre Cerimonial, a servidora Elizabeth Artiaga, falou sobre os diferentes ritos que ocorrem durante os eventos na Câmara, que podem ser uma sessão ordinária, uma audiência pública ou mesmo um evento festivo, a exemplo do Dia do Vereador (1° de Outubro).
Esses ritos podem envolver a ordem de composição da Mesa Diretora, dos assentos que são ocupados por cada vereador no plenário, bem como a ordem de chamada de presença dos parlamentares durante as sessões promovidas pela casa.
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MEDIA TRAINING
A manhã de palestras foi encerrada com os servidores Joel Cordeiro, diretor da Secretaria de Imprensa; e o jornalista Marcio Camilo, Analista de Comunicação da Câmara.
Eles abordaram o conceito de Comunicação Institucional, as responsabilidades da Secretaria de Imprensa e o que ela pode publicar ou não a respeito das atividades dos vereadores e vereadoras na casa legislativa.
Ao final, eles deram algumas dicas de Media Training, que é o processo de treinamento que visa preparar pessoas e organizações para lidar com a mídia de forma eficiente.
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC