Vereador aponta falta de padronização da sinalização turística de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 25/05/2023 10h59, última modificação 25/05/2023 10h59

A Câmara de Cáceres aprovou a Indicação 498/23, de autoria do vereador Franco Valério (PROS), que propõe que a prefeitura desenvolva projeto ou programa com a finalidade de instalar placas especiais para orientar pedestres e motoristas quanto aos principais pontos turísticos da cidade. A indicação foi votada e aprovada durante sessão ordinária do parlamento cacerense desta semana.

Franco entende que o município é responsável pela sinalização dos pontos turísticos, e que há pedidos de empresários, que administram esses espaços, a exemplo da Dolina Água Milagrosa, Ponta do Morro e Rota das Águas, para que haja complementação de placas para ajudar na sinalização dos pontos turísticos.

"Nós precisamos colocar o turismo de Cáceres no lugar que ele merece, pois trata-se de uma fonte de felicidade e de renda à população", destaca Franco.

Na indicação, o vereador detalha que as placas devem seguir as especificações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística (GBST).

Nesse sentido, conforme o parlamentar, a sinalização turística deve ser instalada a partir de um conjunto de placas ao longo de um trajeto estabelecido, "com mensagens escritas ordenadas, pictogramas e setas direcionais".

Ele acrescenta que esse conjunto de placas é utilizado para: "informação aos usuários sobre a existência de atrativos turísticos e de outros referenciais, sobre os melhores percursos de acesso e, ao longo destes, a distância a ser percorrida para se chegar ao local pretendido".

Franco enfatiza que Cáceres é uma cidade turística, cujo potencial não vem sendo devidamente aproveitado. Ele cita, por exemplo, a realização do Festival Internacional de Pesca, que será promovido no início do mês que vem, e que atrai turistas de diferentes partes do Brasil e também do mundo.

Assim, avalia o vereador, uma boa sinalização turísticas pode indicar aos visitantes os principais atrativos da cidade, fazendo com que muitos sintam vontade de retornar, para além do Festival de Pesca.

A indicação de Franco foi aprovada por unanimidade pelos demais colegas de parlamento. Ela agora segue para avaliação do Poder Executivo, que tem até 30 dias para responder a demanda do parlamentar.

Essas e outras proposituras debatidas e aprovadas pela Câmara de Cáceres, durante a sessão ordinária de segunda-feira (22), podem ser conferidas no link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/359/

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres