Vereador cobra projeto de asfalto em toda extensão da Rua Membeca

por Marcio Camilo da Cruz publicado 26/05/2023 12h30, última modificação 26/05/2023 12h30

A Câmara de Cáceres aprovou a indicação do vereador engenheiro Celso Silva (REPUBLICANOS) que pede a pavimentação asfáltica de toda extensão da Rua Membeca, uma das mais importantes vias coletoras da cidade. Celso vai além e também propõe que o Executivo abra uma nova rua, interligando a Membeca até a Avenida Bandeirantes.

Recentemente, a prefeitura anunciou que asfaltará a Rua Membeca, do trecho da Avenida dos Estados até a Rua dos Periquitos. Apesar de reconhecer o avanço, Celso Silva entende que é preciso parar de fazer projetos de pavimentação por pedaços, e sim obras que asfaltem ruas por inteiro.

Nesse sentido, ele cita os moradores do Bairro Jardim Guanabara e imediações do Lavapés. Trata-se de um trecho de 1 km da Membeca - mais afastado da região central - que não será contemplado com a obra de asfalto da prefeitura.

"Essa famílias convivem há 40 anos com a poeira e a lama. A gestão pública precisa estar atenta às necessidades do povo mais carente, executando serviços pensando no bem social, e não apenas em ganho eleitoral", afirma o parlamentar.

Ele reforça que a Rua Membeca não começa no trecho da Avenida dos Estados. Ela começa na intersecção da Rua dos Lavapés, e a via é extremamente importante para os moradores do Jardim Guanabara e Região. "Ali ficou sem projeto de pavimentação. E o que nós estamos solicitando [à prefeitura] é que se faça o projeto e a obra por completo", enfatiza.

Pontos vermelhos destacam trecho de 1 km da Membeca que não será contemplado com asfalto. Arte: CMC

Celso Silva também entende que, para além de asfaltar toda a extensão da Membeca, é preciso fazer uma extensão, interligando a rua à Avenida Bandeirantes, na altura da rua Palmito, no bairro DNER.

"Quando eu pego a Membeca e levo até a Bandeirantes, eu estou acelerando um plano de mobilidade urbana, ou seja: dando acesso ao DNER ao centro [da cidade] de maneira mais fácil, ligando bairros com bairros", detalha o vereador.

Ele também ressalta o fato de que a Membeca, pela sua posição geográfica, é uma rua receptora de águas das chuvas. Significa dizer que toda água que cai nas avenidas Getúlio Vargas e Talhamares, por exemplo, desemboca na Membeca. Por isso, entende Celso Silva, que ela precisa ser uma rua projetada, com sistema de drenagem, guias, caixa de captação, sarjetas e meio-fio, para coletar e dar vazão a essas águas, evitando uma série de transtornos aos moradores da região.

"Há mais de 40 anos que essas famílias sofrem com alagamentos de suas casas e quintais, durante o período chuvoso. Sem contar que uma obra de infraestrutura dessa magnitude irá promover o desenvolvimento local, potencializando nossa economia com novos investimentos", afirma Celso Silva.

Vereadora Valdeníria Dutra, Jerônimo Gonçalves e Celso Silva. Foto: CMC

A indicação do vereador, sob o número 505/2023, foi aprovada por unanimidade pelo pleno da Câmara de Cáceres, durante a sessão ordinária de segunda-feira (22.05).

Ele agora segue para avaliação da prefeitura Eliene Liberato, que tem até 30 dias para responder se atenderá, ou não, a demanda popular, trazida pelo vereador engenheiro Celso Silva.

Por Marcio Camilo

Imprensa Câmara de Cáceres