Vereador critica política de redimensionamento das escolas em Cáceres
A Câmara de Cáceres aprovou requerimento de autoria do vereador Leandro Santos (UNIÃO) que solicita da prefeitura o número de alunos por turmas, nas escolas urbanas e rurais da rede municipal de ensino. O documento foi aprovado durante a sessão ordinária desta semana.
O pedido tem a ver com os redimensionamentos promovidos pela Secretaria de Educação. Segundo o parlamentar, a medida tem gerado superlotação nas salas de aula.
"Você vai na zona rural e as turmas estão lá, todas amontoadas: 1°, 2°, 3° e 4° ano... E aí, alguém vem me dizer que o redimensionamento não está acontecendo", questionou o parlamentar.
No documento o parlamentar solicita informações detalhadas a respeito tanto do número de turmas quanto do número de alunos. Ele também pede dados relativos às turmas multisseriadas, "com respectivas séries e números de alunos".
O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo parlamento cacerense. A prefeitura tem até 30 dias - contados a partir de 8 de maio - para enviar as informações ao gabinete do vereador, na Câmara Municipal.
Durante a sessão, Leandro ainda teve mais duas indicações e um requerimento aprovado pelo pleno da Câmara Municipal. Confira:
- Indico ao Poder Executivo fiscalização sanitária urgente em açougues de Cáceres, para garantir que sigam regras legais vigentes (Ind. n° 312/23);
- Indica ao Poder Executivo a revogação da Lei 3144 de 22 de março de 2023, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (Ind. n° 442/23);
- Requer do Poder Executivo, com cópias à Secretaria Municipal de Saúde, informações sobre a indisponibilidade de antibióticos via oral (comprimidos e suspensão) para as unidades de saúde (Req. n° 117/23).
Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres